Cotidiano

Lewandowski manda transferir Funaro da carceragem da PF para a Papuda

lucio-funaroBRASÍLIA – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, determinou que o doleiro Lúcio Funaro seja transferido da carceragem da Política Federal (PF) em Brasília para o Complexo Penitenciário da Papuda, também na cidade. Funaro é ligado ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e foi preso em 1º de julho em casa, no bairro dos Jardins, em São Paulo, durante a Operação Sépsis, uma das fases da Lava-Jato.

Lava-Jato

A Sépsis surgiu após a delação de Fábio Cleto, ex-vice-presidente da Caixa Econômica Federal. Em seus depoimentos, Cleto acusou Funaro e o deputado afastado Eduardo Cunha de cobrarem propina em troca da intermediação da liberação de recursos do Fundo de Investimentos do FGTS.

Segundo a defesa de Funaro, ele seria transferido nesta quarta-feira da carceragem da PF para uma sala de custódia da polícia localizada no aeroporto de Brasília. O motivo: problemas no encanamento na cela. A defesa estava insatisfeita tanto com a cela em que ele se encontrava preso, quanto com a localizada no aeroporto. Lewandowski determinou então que ele fosse para a Papuda.

Segundo o presidente do STF, a situação de Funaro vinha atentando contra direitos constitucionais, que garantem a segurança e a integridade física do preso.