Cotidiano

Lewandowski já está no Senado para conduzir sessão do impeachment

lewandowskiBRASÍLIA – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, já está no plenário do Senado para acompanhar a votação desta terça-feira sobre o parecer do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) favorável ao afastamento definitivo da presidente Dilma Rousseff. O Palácio do Planalto espera um placar folgado a favor do prosseguimento do processo de impeachment.

Os senadores Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Paulo Paim (PT-RS) foram os primeiros a chegar ao local da votação. Vanessa admitiu que não há “esperança” no processo de hoje. Ela gravou um vídeo dentro do plenário vazio, no qual explica aos seus eleitores a dificuldade de se reverter o processo, e que a luta será no julgamento final, previsto para ocorrer no dia 25 de agosto. Outros senadores ainda estão nos corredores que dão acesso ao plenário.

A sessão será comandada por Lewandowski, que é o presidente do processo de impeachment a partir de agora. Lewandowski adotou um cronograma rígido para evitar muitas polêmicas na sessão. Ele terá que analisar as questões de ordem que serão levantadas pelos aliados de Dilma para tentar retardar o processo. A previsão é que essa etapa se estenda até as 12h.

Até o momento, 46 senadores já se inscreveram para falar na fase dos debates. Cada um terá direito a falar por dez minutos. O Palácio do Planalto contabiliza de 58 votos a 62 nesta segunda fase do processo, quando é necessária apenas a maioria simples dos presentes para aprovar o chamado “juízo de pronúncia”.

O presidente interino Michel Temer se reuniu na noite de segunda-feira com ministros e o senador Romero Jucá (PMDB-RR) para fazer uma análise do quadro.