Cotidiano

Lewandowski e Fachin são condecorados com a Ordem do Pinheiro

A cerimônia de outorga foi nesta sexta-feira, no Palácio Iguaçu, em Curitiba

Curitiba – O governador Beto Richa condecorou com a Ordem Estadual do Pinheiro, a mais alta honraria do Estado, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Enrique Ricardo Lewandowski, e o ministro Luiz Edson Fachin.

A cerimônia de outorga foi nesta sexta-feira (31), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com a presença de autoridades, convidados, amigos e familiares dos agraciados. Lewandowski e Fachin receberam o título no grau Grã-Cruz.

“Essa homenagem é o reconhecimento do Paraná ao importante trabalho que os ministros do Supremo Tribunal Federal desempenham para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros e para garantir o fortalecimento da democracia brasileira”, afirmou o governador.

Richa disse que a honraria exprime o reconhecimento do povo paranaense aos cidadãos brasileiros que se destacam nas mais diversas áreas de atividade e que contribuem para o desenvolvimento social, econômico, científico, jurídico e cultural do País.

“Nestes dias em que o País vive um momento delicado, de imensas dificuldades conjunturais e grandes desafios a serem vencidos, temos que somar forças em busca da preservação do nível de emprego, da atividade econômica e da redução das desigualdades sociais”, disse Richa.

Beto Richa enalteceu a carreira de Ricardo Lewandowski e ressaltou seu voto pela constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa e a atuação como revisor da Ação Penal 470.

“Um importantíssimo avanço na legislação eleitoral do País. Lewandowski tem uma carreira brilhante sob todos os aspectos”, afirmou.

Ao homenagear o ministro Luiz Edson Fachin, o governador lembrou ser ele o primeiro paranaense no Supremo Tribunal Federal, desde Ubaldino do Amaral, que ocupou a cadeira há 120 anos.

“O ministro Fachin radicou-se no Paraná ainda jovem, foi adotado pelos paranaenses, formou-se na Universidade Federal do Paraná e tem aqui a sua família, amigos e laços sentimentais. Posso dizer, com orgulho, que defendi ardorosamente a nomeação dele para seu cargo no Supremo”, afirmou.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)