Cotidiano

Lewandowski diz que se sente como piloto de avião enfrentando turbulências

LewandowskiBRASÍLIA ? Ao responder reclamação de aliados da presidente afastada Dilma Rousseff, irritados com senadores da base que não estão fazendo perguntas à testemunha da defesa Geraldo Prado, o presidente da sessão, ministro Ricardo Lewandowski disse que se sentia como um piloto de boeing se desviando de várias turbulências. O líder da Minoria, Lindbergh Farias (PT-RJ), e outros senadores da oposição, protestava contra a mudança da regra de que os senadores que pedissem a palavra deveriam fazer uma pergunta no final, e não apenas fazer discurso.

? Quando você está pilotando um boeing e se depara com uma tempestade, você desvia. Eu me sinto aqui como um piloto de boeing que já desviou de várias turbulências ? respondeu Lewandowski.

? Mas vossa excelência decidiu contra a gente! Não podia falar sem fazer pergunta. Isso foge do que foi combinado antes de que todo mundo que falasse tinha que fazer uma pergunta ? protestou Lindbergh .

Lembrando a confusão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), Lewandowski disse então que o combinado acabou não dando certo.

? A situação fática mudou. O que houve de manhã comprovou que o que combinamos não deu certo ? respondeu o ministro.

Lindbergh e os senadores da oposição também reclamaram da ausência de senadores da base no plenário durante a arguição de Geraldo Prado. Mas Lewandwski leu o regimento dizendo que o quórum da sessão estava mais do que assegurado.

? Isso é um completo absurdo. O senador Lindbergh quer agora que os senadores, juízes, fiquem enclausurados no plenário como as testemunhas ? reclamou Cássio Cunha Lima.