Cotidiano

Leonir vai contratar médicos especialistas

Demanda ocorre nas áreas de pediatria, cardiologia, ginecologia e ortopedia

Boa Vista – Eleito com 4.044 votos válidos, Leonir Antunes dos Santos é o novo prefeito de Boa Vista da Aparecida. Já foi vereador por três mandatos, e candidato à prefeitura em 2012, quando foi derrotado por uma diferença de apenas 200 votos.

Ao assumir o cargo, Santos vai investir na saúde, com a contratação de médicos especialistas, principalmente à pediatria, ginecologia, cardiologia e ortopedia. “A saúde é uma obrigação do gestor, e por isso, pelo menos uma vez por semana haverá um especialista atendendo na UBS [Unidade Básica de Saúde]”, garante. O prefeito eleito lembra que Boa Vista da Aparecida tem uma boa estrutura disponível ao setor, porém, com poucos profissionais. “Assim, a população precisa ir até Cascavel para uma consulta, e às vezes vão mais de uma vez, dependendo do caso. Com a presença de especialistas aqui, vamos evitar esse deslocamento”, afirma. 

Ainda no setor da saúde, Santos tem um sonho a ser concretizado. Em visita a Brasília na semana passada, o gestor se reuniu com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para discutir, entre outros temas, a ativação do centro cirúrgico no município. “A estrutura pode servir para a realização de pequenas cirurgias, o que pode ser facilitado com os especialistas aqui”, diz. 

Agricultura

O setor agrícola também vai passar por adequações na gestão de Leonir Santos. A prioridade é adquirir dois tratores de esteira para aumentar em até 30% a capacidade de produção de pastagem, e consequente melhora na pecuária leiteira, uma das principais atividades entre os produtores rurais de Boa Vista. “A hora-máquina se torna muito cara ao agricultor, e por isso a prefeitura vai subsidiar os equipamentos e o maquinista, enquanto o produtor só paga o diesel”, explica. 

Outras frentes de trabalho também serão promovidas, como a entrega de calcário e o fortalecimento de ações voltadas à inseminação artificial, que terá o apoio de técnicos e médicos veterinários da administração pública. Às estradas rurais, será adquirido um rolo compactador de grande porte para a manutenção e conservação das vias. 

Turismo

Por conta da construção da Usina Hidrelétrica de Salto Caxias, no trecho final do rio Iguaçu, entre as cidades de Capitão Leônidas Marques e Nova Prata do Iguaçu, o município se tornou um polo regional de turismo. O prefeito eleito lamenta que o setor não tenha recebido investimentos suficientes para atrair ainda mais turistas. “É preciso incentivo e explorar a região à beira do lago. Fortalecendo isso, haverá mais geração de emprego e renda, movimentando a economia local”, reforça.