Cotidiano

Leões devoradores de gente ficarão enjaulados 'para sempre' na Índia

NOVA DELI, Índia — Três leões identificados como os animais que devoraram moradores de um vilarejo no Oeste da Índia foram enjaulados e jamais retornarão à vida selvagem, de acordo com autoridades florestais do país.

O macho e as duas fêmeas estavam entre os 17 leões apreendidos dpeois que um adolescente de 14 anos foi arrastado por animais enquanto dormia do lado de fora de sua casa perto do santuário de leões na Floresta Nacional de Gir, no estado de Gujarat, o último refúgio de leões asiáticos selvagens.

O garoto foi a terceira pessoa morta desde abril na região, o que desencadeou protestos de habitantes e autoridades locais, que exigiram que os leões devoradores de gente fossem caçados.

O chefe da unidade de conservação de Gurajat, A.P. Singh, disse especialistas analisaram as fezes dos 17 leões e encontraram restos humanos no material de três animais. Segundo ele, o macho atacou as pessoas, e as fêmeas comeram os cadáveres depois dele.

Os três felinos serão levados para uma jaula no zoológico de Junagadh, mas o macho ficará separado das fêmeas.

Os outros 14 leões serão levados de voltar para a selva em Gir, um santuário que comporta um número de felinos além de sua capacidade de 270 indivíduos. A Índia tem apenas cerca de 500 leões vivendo em seus habitat naturais, mas alguns desses lugares ficam perto de vilarejos.