Cotidiano

Lentidão e queda nas doações de sangue

A Rede Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná), ligada à Secretaria Estadual da Saúde, instalou um novo software que vai proporcionar a integração, desde o processo de coleta de sangue à distribuição, das 23 unidades espalhadas pelo Paraná. O novo sistema, que faz parte da Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) e vai proteger os ainda mais os servidores, já chegou ao Hemocentro de Cascavel, porém, por estar em fase de migração, tem causado um sério transtorno.

Voluntários que procuraram o Hemocentro para fazer uma doação, desde a segunda-feira (28), não conseguiram coletar sangue por conta da lentidão do sistema. Mas, o que a nova tecnologia tem a ver com o trabalho de coleta? Isso porque para ser um doador é preciso se cadastrar e é neste ponto que todo o processo trava. “Como o sistema está lento, com baixa velocidade, o número de atendimentos também reduziu”, diz o diretor do Hemocentro, Antonio Michels de Oliveira.
Enquanto o problema não é solucionado, o número de doações diárias caiu pela metade, passando de 80 para 40 coletas. Segundo Oliveira, isso não provocou baixa nos estoques, já que estavam regulares. 

Restauração

Os primeiros sinais do problema foram percebidos na segunda-feira (28). Quem estava lá para doar precisou voltar para casa. Foi o que aconteceu com um grupo de voluntários de Corbélia, que retornou ao município sem realizar a doação. 
Já na manhã de ontem, o sistema recuperou parte da velocidade, no entanto, a eficiência durou pouco. “Quando era umas 8h30 diminuiu [a velocidade] novamente”, lembra Oliveira. O diretor do Hemocentro garantiu que à tarde o ponto de restauração – que é esta recuperação do sinal – funcionaria normalmente, porém, não com a capacidade total do novo sistema da Celepar. Não há um prazo para que o software funcione corretamente.  

“Nós até pedimos desculpas por esses transtornos, pois dependemos da boa vontade da população em doar, mas sabemos que é um problema pontual e logo será resolvido”, comenta Oliveira. O Paraná é o primeiro estado brasileiro a ter essa integração. 

No fim da tarde de ontem, a Secretaria Estadual da Saúde informou que o sistema foi restabelecido e garantiu que funciona normalmente. 

Agendamentos

O diretor do Hemocentro de Cascavel, Antonio Michels de Oliveira, pede que os doadores agendem um horário para a coleta de sangue para que não corram o risco de não serem atendidos. Basta ligar no (45) 3226-4549 e falar com o setor de Assistência Social.