Cotidiano

Leitos sobrando para o Show Rural

Em anos anteriores, um dos setores mais movimentados durante o Show Rural Coopavel era a hotelaria. Com hotéis lotados em Cascavel, quem deixasse para reservar um leito de última hora precisava procurar vagas nas cidades vizinhas, pois por aqui já não encontrava mais nada. No entanto, para a próxima edição o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Oeste do Paraná, Antonio Marcos Marchiore, não está tão otimista assim.

“Hoje, a cidade se preparou para receber quem participa da feira. Desde a última edição há leitos disponíveis em hotéis e este ano não deve ser diferente. Só o Show Rural não consegue mais complementar as vagas disponibilizadas no município, visto que alguns aplicativos de hospedagem acabaram tirando um pouco da clientela que ficava em hotel. Sem contar aqueles que alugam casas próximas ao local do evento, com contratos temporários nas imobiliárias”, relata Marchiore.

Para o Show Rural, algumas empresas já fizeram suas reservas em hotéis assim que a edição de fevereiro deste ano acabou, porém, ainda tem muita coisa disponível. “A maioria delas se adianta e já reserva pro outro ano”, diz o presidente. A expectativa é de que a taxa de ocupação para o evento seja de 85% a 90% em Cascavel.

Oferta maior que a procura

Segundo Marchiore, a migração de clientes para outras opções, às vezes com preços mais atrativos, gera um impacto negativo à economia local. Isso porque muitos buscam nas imobiliárias imóveis que tenham, por exemplo, churrasqueiras, para que não haja a necessidade de deslocamento após a feira. “Eles ficam nas casas, chácaras que alugam e não vem até a cidade para jantar, por exemplo”, comenta.

A supervisora de locação de uma imobiliária em Cascavel, Silvana Calefi, afirma que a maior demanda é por chácaras até 15 quilômetros do local da feira ou casas com capacidade para várias pessoas. O perfil do imóvel é quase sempre o mesmo: com piscina, churrasqueira, mobília e bastante espaço.

“O Show Rural já teve características melhores, todo crescimento é natural. A feira chega num auge e não cresce mais que aquilo, até porque existem gargalos para que isso ocorra. A cidade, que está preparada para receber eventos desse porte, tem estrutura para outros [eventos]. Hoje, a oferta é maior que a procura”, explica Marchiore.

Enquanto isso nas imobiliárias…

Não são todas as imobiliárias de Cascavel que fazem contratos temporários para o Show Rural. As que aderiram a este serviço, por sua vez, consideram uma oportunidade e tanto na arrecadação. “Todos ganham com isso. O proprietário do imóvel tem nesses alugueis uma renda extra, e as imobiliárias têm mais uma opção de produto ao cliente”, diz a gerente de locação, Anna Claudia Botelho. Ela conta ainda que, onde trabalha, os primeiros contratos com as empresas participantes do evento foram fechados em junho, oito meses antes da feira. “Até dezembro o movimento é grande”, acrescenta.

Os valores, segundo a responsável pelo setor de locação de uma imobiliária em Cascavel, Pamela Rosa da Silva, variam entre R$ 100 e R$ 150 por dia, tudo de acordo com o imóvel escolhido. Este é o primeiro ano que a empresa em que Pamela trabalha vai investir no aluguel temporário ao Show Rural. “Começamos a pouco e estamos à procura de imóveis para oferecer aos clientes. Agora é a hora para quem tem [o imóvel] disponibilizar para locação”, orienta.

Em todos os casos, o pagamento é antecipado e só são firmados com pessoas jurídicas. “É mais uma garantia ao dono do imóvel”, explica Anna Claudia.