Cotidiano

Leitos do CAPs AD3 permanecem desativados

As estruturas dão suporte diário para pacientes que precisam dos serviços na área da saúde mental

Cascavel – A expectativa era que durante o mês de março a portaria para habilitação de leitos do CAPs AD3 (Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas), na estrutura do SIM-PR (Serviço Integrado de Saúde Mental), em Cascavel, fosse publicada, entretanto, até ontem, penúltimo dia do mês, não houve a confirmação.

Com isso, 12 unidades que poderiam auxiliar no internamento de pacientes que sofrem com  a dependência do álcool e outras drogas permanecem desativadas. Sem a publicação da portaria, não há garantia de repasses mensais de R$ 105 mil do governo federal e sozinho o Município não tem condições de manter os leitos. “A equipe multidisciplinar está pronta e toda a parte técnica do projeto e a documentação necessária foram repassadas. Agora nos resta apenas a publicação da portaria do Ministério da Saúde”, afirma diretora do SIM-PR, Maria Vilma Aguirre.

Atualmente estão em funcionamento no SIM-PR 27 leitos em Unidades de Acolhimento. As estruturas dão suporte diário para pacientes que precisam dos serviços na área da saúde mental.

O Ministério da Saúde foi questionado a respeito da habilitação de outros 12 leitos, entretanto, não houve retorno até o fechamento da edição.