Cotidiano

Leite integral deixa crianças mais magras do que o desnatado

39140283_25042003 - Marcelo Carnaval - EXCLUSIVO - ZI - Teste escolar com leite Nina Carnaval al.jpg

TORONTO, Canada ? Crianças que bebem leite integral são mais magras e têm níveis mais elevados de vitamina D do que aquelas que bebem leite desnatado ou com baixo teor de gordura, indica uma pesquisa publicada nesta quarta-feira, dia 16, no “American Journal of Clinical Nutrition”.

O estudo analisou 2.745 crianças com idades entre 2 e 6 anos e concluiu que aquelas que beberam leite integral (com teor de gordura de 3,25%) apresentaram, em média, Índice de Massa Corporal (IMC) quase um ponto menor do que as que beberam leite desnatado ou com baixo teor (aqueles que têm 1% ou 2% de gordura). A diferença entre elas foi de 0,72 na pontuação do IMC.

Isso é comparável à diferença entre ter um peso saudável e estar acima do peso, disse o autor principal do estudo, Jonathon Maguire, que é pediatra no Hospital St. Michael’s.

? As crianças que bebem leite com baixo teor de gordura não têm uma diminuição da gordura corporal, e também não se beneficiam dos níveis mais elevados de vitamina D que estão presentes no leite integral ? disse Maguire. ? É uma dupla negativa.

INTEGRAL AUMENTA SENSAÇÃO DE SACIEDADE

O estudo não avaliou por que o consumo de leite com maior teor de gordura foi associado com menores pontuações de IMC. Entretanto, Maguire levantou a hipótese de que as crianças que bebiam leite integral se sentiam mais satisfeitas do que aquelas que bebiam a mesma quantidade de leite desnatado ou com pouca gordura. Quando estão mais satisfeitas, elas são mais propensas a comer outros alimentos, em geral menos saudáveis ou com mais calorias, afirmou o médico.

A pesquisa também mostra que as crianças que bebiam uma xícara de leite integral por dia tinham os mesmos níveis de vitamina D daquelas que bebiam quase três xícaras de desnatado ou com baixo teor. A principal hipótese para explicar isso é que a vitamina D é solúvel em gordura, o que significa que ela se dissolve na gordura em vez de na água. Leite com maior teor de gordura, portanto, contém mais vitamina D.

Também pode haver uma relação inversa em crianças entre gordura corporal e estoque de vitamina D, de acordo com o estudo. À medida que a gordura corporal das crianças aumenta, suas reservas de vitamina D diminuem.

Das crianças estudadas, 49% bebiam leite integral, 35% bebiam leite com 2% de gordura, 12% bebiam leite com 1% de gordura; e 4% bebiam leite desnatado. Menos de 1% das crianças bebiam uma combinação dos quatro tipos de leite.

As descobertas do estudo diferem de muitas diretrizes internacionais, que recomendam que se dê duas porções de leite com baixo teor de gordura (1% ou 2%) para crianças com idade acima de 2 anos, com o fim de reduzir o risco de obesidade infantil.

O médico Jonathon Maguire avalia que os resultados da pesquisa indicaram uma necessidade de examinar atentamente diretrizes nutricionais existentes para se certificar de que elas estão tendo o efeito desejado. A obesidade infantil triplicou nos últimos 30 anos, enquanto o consumo de leite integral diminuiu para metade no mesmo período.

? Que tipo de leite nossos filhos devem consumir é uma pergunta para a qual precisamos buscar a resposta certa ? disse ele.