Cotidiano

Leilão de usinas eólicas e solares considerará linhas de transmissão

ecsImg2014_703544535-2014040324054.jpg_20140403 (1)-307243074887510346.jpgBRASÍLIA – O leilão de geração de fontes alternativas, como energia eólica e solar, previsto para dezembro deste ano, levará em conta, no seu resultado, a existência ou instalação iminente de linhas de transmissão para escoar a eletricidade nova, informou nesta segunda-feira o Ministério de Minas e Energia (MME). energia elétrica

Segundo o ministério, a medida foi tomada ?com o objetivo de reduzir os riscos de atrasos no escoamento da eletricidade por descasamentos entre as obras de geração e transmissão? ? caso de muitas eólicas. As diretrizes gerais para essa nova política constam da Portaria 444 do MME, publicada nesta segunda-feira no ?Diário Oficial da União?. A medida visa a evitar casos que foram frequentes no país nos últimos anos em que usinas eólicas do Nordeste ficaram prontas, mas não havia linhas de transmissão para elas se conectarem ao sistema interligado. Com isso, os brasileiros passaram a pagar por essa energia, mesmo que ela não fosse efetivamente usada.

?O objetivo das novas diretrizes é: coordenar a contratac?a?o de gerac?a?o com a conexa?o a instalac?o?es de transmissa?o existentes e com entrada em operac?a?o comercial no horizonte de ini?cio de suprimento do leila?o; mitigar riscos referentes ao atraso de entrada em operac?a?o de instalac?o?es de transmissa?o; e dotar de maior transparência o processo para definição da Capacidade Remanescente, definindo prazos e os principais responsáveis em cada etapa?, informou o MME por nota.