Cotidiano

Leila Slimani ganha o Prix Goncourt por seu segundo livro

PARIS ? A escritora nascida em Marrocos Leila Slimani ganhou nesta quinta-feira o prêmio literário mais importante da França, e se tornou a 12ª mulher reconhecida com o Prix Goncourt em 113 anos. A autora e jornalista franco-marroquina recebeu a honraria por seu segundo livro “Chanson Douce” (“Doce canção”). Ela ainda não teve nenhuma obra traduzida para o português.

Escrito na forma de um flashback que começa com o assassinato de duas crianças por sua babá em Paris, o romance narra a história que levou ao trágico crime.

Outra escritora, Yasmina Reza, ganhou o Prix Renaudot por seu eletrizante livro policial “Babylone”. Aos 57 anos, a dramaturga, romancista e ensaísta francesa já recebeu diversos outros prêmios, incluindo o Tony pelos espetáculos “Arte” (1998) e “Deus da carnificina” (2009). As duas peças chegaram aos palcos brasileiros, e foram grandes sucessos de público.

Em 2011, “Deus da carnificina” foi adaptada para o cinema por Roman Polanski. Kate Winslet e Jodie Foster foram indicadas ao Globo de Ouro pelo filme, que ganhou o César de Melhor roteiro adaptado.