Cotidiano

Lei regulamentará uso dos salões comunitários em Cascavel

O fortalecimento do movimento comunitário e uma proposta para definir a melhor forma de uso dos salões nos bairros esteve em pauta no fim da manhã de hoje (27) no gabinete do prefeito Leonaldo Paranhos com o Conselho Comunitário das Associações de Moradores. Uma lei que regulamentará o funcionamento dos salões comunitários está em fase de elaboração e será assinada pelo prefeito na primeira quinzena de junho, simbolizando o Dia Mundial do Líder, que é comemorado em 5 de maio. Antes disso, uma nova reunião será realizada com os moradores.

"Vamos abrir um período para que os presidentes de cada associação protocolem um projeto estruturado e viável para o bom uso dos salões e, dependendo da proposta, a prefeitura fará investimentos nos salões. Mas a manutenção ficará por conta das associações de moradores, por isso deve-se recuperar a função social e arrecadadora dos eventos em cada bairro para manter em dia a conservação dos espaços públicos", disse o prefeito ao grupo que esteve na reunião desta manhã, da qual participou também o secretário de Ação Comunitária, José Carlos da Costa, o Cocão.

Cascavel tem hoje 48 salões comunitários. Reclamações de toda ordem chegam com frequência ao secretário e também ao prefeito, por falta de entendimento entre os moradores. Em alguns bairros há mais de um presidente em uma única associação por exemplo; há abandono do salão em vários locais e exploração indevida em outros ou diversas situações que demandam a regulamentação ou investimentos para colocar os espaços em funcionamento. "Precisamos definir pelo menos cinco prioridades de casa bairro e fazer um levantamento da nossa realidade para definirmos as ações", acrescentou o prefeito. Depois de todo o levantamento e comprometimento de cada comunidade a Secretaria de Ação Comunitária emitirá um documento para regularizar a cessão de uso às associações.