Cotidiano

Lei reforça turismo rural

O Paraná conta agora com mais duas atividades de turismo rural formalizadas. O governador Beto Richa sancionou a lei que cria a Rota do Vinho, abrangendo 36 municípios, e a lei que regulamenta a Rota dos Tropeiros, que unifica as atividades já existentes em 22 cidades, nos Campos Gerais. A sanção foi dada no dia 27 de setembro e as duas lei já estão publicadas.

Em agosto já sido incluída a Caminhada Peregrina Caminho Terra do Sol que tem percurso de 100 quilômetros entre Cascavel e Boa Vista da Aparecida, e a Festa do Pacu de Icaraíma. O Paraná possui 224 municípios e 14 regiões presentes no Mapa do Turismo Brasileiro organizado pelo Ministério do Turismo.

Rota do vinho

O objetivo da criação da Rota do Vinho é incentivar a produção no Paraná, desenvolver o turismo nas regiões produtoras e, principalmente, gerar emprego e renda no Estado. Cascavel está inclusa dentro da Rota do Vinho. A lei foi proposta pelos deputados estaduais Anibelli Neto, Chico Brasileiro e Maria Victória. Dos 36 municípios que fazem parte da Rota do Vinho, 12 estão no Sudoeste, nove no Oeste, seis na Região Metropolitana de Curitiba, dois no Sul, Centro-sul e Norte e um município fica no Noroeste.

De acordo com o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, a lei chancela o potencial vitivinicultor do Estado e fortalece a modalidade de enoturismo no Paraná. “O Paraná ganha um instrumento para incentivar o turismo e apoiar o empreendedor para buscar mais qualidade nos serviços que oferece”, disse Gimennes.

Produção

O Paraná é o quarto maior produtor de uvas do país, atrás apenas do Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco. As uvas – de mesa e para processamento – representaram 3,9% do volume de frutas produzidas no Estado. Francisco Beltrão (Sudoeste) é o maior produtor.