Cotidiano

Lei que proíbe bebidas alcoólicas em festas de escolas é aprovada

Proposta será votada em redação final na sessão desta terça

Cascavel – Na sessão desta terça-feira (10), a Câmara de Vereadores de Cascavel vota em redação final lei proposta pelo vereador Wanderlei do Conselho, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas em festas realizadas pelas escolas públicas e particulares do ensino fundamental e ensino médio – tanto nos espaços internos quanto externos, incluindo eventos em outros espaços organizados pelos estabelecimentos escolares.

O projeto passou em primeiro turno, com 14 votos favoráveis e seis contrários, após gerar ampla discussão durante a sessão de ontem. O parecer contrário da Comissão de Defesa do Consumidor e Fiscalização dos Serviços Públicos Municipais foi derrubado em plenário.

“Nós queremos evitar que o adolescente tenha o primeiro contato com a bebida alcoólica, que abre o cainho para outras drogas”, explicou Wanderlei, que recebeu o apoio da maioria dos colegas.

“A criança e o adolescente têm que ter prioridade absoluta e a gente não pode ser negligente com essa questão”, reforçou Pedro Martendal.

Falta de fiscalização

Um dos seis vereadores que votaram contra o projeto de Wanderlei do Conselho, Jorge Bocasanta justificou sua decisão lembrando que já tem uma lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores.

“O que precisa é fiscalizar isso. A proibição, muitas vezes, pode levar ao uso de bebidas alcoólicas ou de outras substâncias ilícitas”, justificou.