Esportes

Lei de Incentivo ao Esporte beneficiará 394 projetos em Curitiba

A Comissão de Incentivo ao Esporte aprovou nesta quinta-feira (16) 394 projetos esportivos de 46 modalidades para receberem o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte para em 2017. Coordenada pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, a lei capta recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e investe em atletas, instituições sociais e projetos na área do esporte.

“Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte contribuímos para o desenvolvimento técnico dos atletas locais e ajudamos para que tenham melhores condições para competir em torneios e campeonatos, além de promover a prática esportiva para a melhoria da qualidade de vida e inclusão social da população”, afirmou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

Serão distribuídos R$ 3.342.000,00 entre os projetos aprovados, nos quais se destacam os 206 projetos de atletas de categorias olímpicas e 26 de modalidades não olímpicas, com a natação sendo a modalidade com maior número de projetos aprovados (35), seguido do judô (25) e taekwondo (20).

Também foram contemplados pela Lei de Incentivo ao Esporte 58 projetos apresentados por pessoas jurídicas e 36 projetos de paratletas. O número de aprovação de projetos para 2017 superou os resultados do ano anterior, que contabilizou 360 projetos e R$ 2.965.975,73 em recursos.

A listagem com os projetos aprovados para a Lei de Incentivo ao Esporte poderá ser consultada a partir do dia 20 de fevereiro no Diário Oficial.

Como participar – Para ser beneficiário da Lei do Incentivo ao Esporte, o atleta deve ter residência fixa há mais de um ano em Curitiba e montar um projeto que defina a razão da solicitação, as metas que pretende alcançar e seus custos.

Em contrapartida, o atleta incentivado precisa realizar a prestação de contas e participar de ações que visem à promoção social no Município. Projetos de iniciação esportiva apresentados por entidades, escolas municipais e projetos de educação ligados ao esporte também podem pleitear receber o benefício da Lei de Incentivo ao Esporte.  O próximo período de inscrições de projetos acontecerá no final do ano.