Cotidiano

Legado de Jayme Canet é destacado em Brasília

Em quatro anos de governo (1975 a 1979), entre outros feitos, Canet construiu quatro mil quilômetros de asfalto, ligando 90% dos municípios paranaense

Brasília – A vida e a obra de Jayme Canet Júnior, eternizadas no livro No tempo do Canet – A história do Paraná na década de 1970, escrito por Belmiro Valverde Jobim Castor, Adherbal Fortes de Sá Jr. e Antônio Luiz de Freitas, estão agora devidamente registradas também nos anais do Congresso Nacional por iniciativa de Evandro Roman.

A pedido de Ibrahim Faiad, Eduardo Sciarra, Assis Gurgacz e Luiz Fernando Vianna, o deputado cascavelense usou a sessão de ontem à tarde da Câmara para destacar o legado deixado pelo homenageado aos paranaenses. Em quatro anos de governo (1975 a 1979), entre outros feitos, Canet construiu quatro mil quilômetros de asfalto, ligando 90% dos municípios paranaenses, e entregou seis mil salas de aula.

“No primeiro ano de mandato, em 18 de julho de 1975, viu toda a agricultura dizimada por uma geada e em menos de um ano colocou o Paraná no topo da agricultura e da produção agropecuária nacional”, destacou Roman, lembrando que o frio daquele ano reduziu a zero a colheita do café, desempregou 300 mil lavradores e deu origem a um êxodo rural de quase 2,5 milhões de paranaenses.

REVIRAVOLTA

“Nos anos seguintes, o Paraná fortaleceu-se como produtor nacional de soja e trigo. A necessidade de sobrevivência fomentou a agroindustrialização e a renovação da pecuária e da suinocultura. Assim, a tragédia foi a oportunidade para a diversificação da produção agrícola e o início do processo de industrialização do Paraná”, ressaltou.

Exemplo de líder que soube transformar crise em oportunidade, tendo como lema o combate ao desperdício, Canet investiu um terço da arrecadação da época em estradas, escolas, hospitais e telecomunicações. “Foi um administrador que atropelou todos os vícios do serviço público e fez o Paraná se tornar rico, forte e mais justo para todos”, afirmou Roman.

CIDADÃO DO OESTE

Jayme Canet Júnior vive em Curitiba e completou em janeiro 91 anos de idade. Sua última vista a Cascavel ocorreu em 2013, quando veio receber o título de Cidadão Honorário do Oeste, prêmio conferido pela Amop apenas a personalidades com comprovada contribuição ao desenvolvimento da região.