Cotidiano

Led Zeppelin vence julgamento por plágio em 'Stairway to heaven'

download (1).jpgRIO – Um dos maiores imbróglios da história da música acaba de terminar: Led Zeppelin foi considerado inocente das acusações de plágio em “Stairway to heaven”. Robert Plant e Jimmy Page vinham enfrentando representantes da banda Spirit nos tribunais, sob a suspeita de terem copiado seu icônico riff da faixa “Taurus”. Links Zeppelin

No segundo dia de deliberações, o júri decidiu em favor do Led e as várias subsidiárias da Warner Music, detentora dos direitos da canção. A decisão veio depois de os jurados ? oito cidadãos da Califórnia ? ouvirem ambas as faixas durante cerca de meia-hora.

“Estamos gratos pelo serviço de consciência do júri e satisfeitos por terem decidido em nosso favor, colocando de lado questões sobre as origens de ‘Stairway to heaven’ e confirmando o que sabemos há 45 anos'”, disseram Page e Plant em comunicado. “Nós apreciamos o apoio dos nossos fãs, e estamos ansiosos para deixar essa questão legal para trás”.

Segundo um dos especialistas consultados durante o julgamento, “Stairway to heaven” rendeu US$ 58,5 milhões a Robert Plant e Jimmy Page ao longo dos anos.

“Taurus” foi composta por Randy Wolfe, morto em 1997, que nunca quis processar a banda. A ação foi aberta em 2014 por Michael Skidmore, administrador da herança do guitarrista. Ele pleiteava que Wolfe fosse creditado como um dos autores da música.

O julgamento teve início no dia 14 de junho. Tanto Robert Plant quanto Jimmy Page, vocalista e guitarrista do Led Zeppelin, respectivamente, testemunharam que não eram familiarizados com a música da Spirit até as comparações começarem na internet.

Na fase de argumentos finais, na quarta-feira, Francis Malofiy, advogado de Skidmore, afirmou que os herdeiros do músico deveriam receber milhões de dólares em danos. Casos de plágio na música: ouça e compare

Já o advogado de defesa, Peter Anderson, disse aos jurados que o riff em questão, uma escala cromática descendente que perde a nota “E”, estava em domínio público e já tinha sido amplamente utilizada.

Skidmore só pode exigir uma indenização baseada nos ganhos provenientes de “Stairway to heaven” de 2011 para cá, de acordo com um estatuto de limitações da lei americana de direitos autorais.

“Led Zeppelin é uma das maiores bandas da história, e Jimmy Page e Robert Plant são compositores inigualáveis que criaram muitas das canções mais influentes e duradouras do rock”, comemorou a Warner Music.