Cotidiano

Leão ou urso? Livro investiga perfis de pessoas de acordo com relógio biológico

38549985_0208.2005 - Marcelo Carnaval - RS - Crianças irão dormir no Planetário.jpg

RIO – Para além do saber popular que diferencia aqueles que despertam com o galo cantando ou os que ficam acordados noite adentro como corujas da noite, um livro recém-lançado propõe novos perfis para pessoas de acordo com o relógio biológico: os lobos, leões, golfinhos e ursos. “O poder do quando”, do psicólogo clínico conhecido nos Estados Unidos como “The Sleep Doctor” (“O Doutor Sono”), Michael Breus, chegou às prateleiras das livrarias brasileiras na semana passada, pelo selo Fontanar.

FAÇA O TESTE: QUAL É O SEU PERFIL DE ACORDO COM O RELÓGIO BIOLÓGICO: GOLFINHO, LEÃO, LOBO OU URSO?

Membro da Academia Americana de Medicina do Sono, Breus aponta que, no decorrer do dia, processos como a pressão arterial, cognição e fluxo hormonal funcionam como pequenos relógios ligados a um “relógio biológico mestre” particular a cada indivíduo. No entanto, o Doutor Sono defende que a maioria pode ser classificada de acordo com algum dos quatro “cronotipos” inspirados em comportamentos de mamíferos ? e para isso, oferece um teste no livro para que leitores possam descobrir seu perfil de acordo com seu relógio biológico.

? Existem pessoas com perfis híbridos. Algumas classificações falam em oito cronotipos, mas meus quatro perfis indicam uma cobertura quase geral. Os cronotipos são baseados na expressão do gene PER3, mas há muitos outros marcadores genéticos biológicos para eles ? escreveu Breus ao GLOBO por e-mail. ? Se você sabe o seu cronotipo, isto pode explicar sua dificuldade em dormir. Se você é um lobo e está indo dormir às 21h e tem insônia, pode ser devido ao cronotipo e deve haver um protocolo melhor.

Assim, uma vez descoberto o cronotipo, o livro indica o melhor momento para a realização de atividades como tomar remédios, praticar exercícios, discutir com o parceiro ou até mesmo ir ao banheiro.

“O que e como são perguntas excelentes e necessárias. Mas existe outra pergunta crucial que deve ser feita para efetuar melhorias reais, drásticas e decisivas na sua qualidade de vida como um todo. Essa pergunta é o quando”, diz um trecho inicial do livro.

Além de cronotipo, o leitor é apresentado a outras palavras pertencentes a um vocabulário defendido pelo Doutor Sono: biotempo (“Seu relógio ou horário biológico”), cronodesajuste (“O impacto negativo em sua saúde, concentração e energia quando o horário social está dessincronizado com o horário biológico”) e cronotruques (“Estratégias que ajudam você a sincronizar seu horário social com seu horário biológico”).

De acordo com Breus, o sistema circadiano, popularmente conhecido como relógio biológico, afeta todas as áreas do corpo, desde a multiplicação de células cancerosas ao funcionamento do sistema imunológico. E mais: ele comemora que a “ciência circadiana” tem influenciado até os exames médicos, levando à variação de marcações temporais da coleta de amostras e à comparação de resultados de acordo com diferentes padrões temporais.

Assim, o psicólogo define como o “acontecimento mais problemático na história do biotempo” a criação da lâmpada incandescente de longa duração por Thomas Edison, em 1879. “Em menos de uma década, a noite, para todos os efeitos, se tornou opcional (…) Bastaram meros 125 anos para desfazer 50 mil anos de cronometragem biológica perfeita”, aponta no livro.

Mas Breus acredita que um retorno ao relógio biológico será justamente uma das viradas da medicina com maior potencial no futuro: para isso, ele apresenta um breve compilado de pesquisas científicas que relacionaram a análise do “biotempo” ao uso mais eficaz de medicamentos, da capacidade analítica ou ainda do controle de peso.