Cotidiano

Leandra Leal será homenageada na 20ª Mostra de Tiradentes

01_LeandraLeal_Foto Leo Lara.jpgRIO ? A atriz (e agora diretora) Leandra Leal será a grande homenageada na 20ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes (20 a 28 de janeiro), um dos mais importantes festivais do país. Segundo a organização do evento, Leandra “representa a juventude dos 20 anos de mostra”. Além disso, a artista está prestes a completar duas décadas de carreira no cinema ? seu primeiro trabalho na tela grande foi em “A ostra e o vento” (1997), de Walter Lima Jr.

Recentemente, Leandra estreou na direção de longa-metragem com o documentário “Divinas divas”, que vai abrir a Mostra de Tiradentes. O filme foi exibido em outubro, no Festival do Rio, de onde saiu com o prêmio de melhor documentário pelo júri popular. “Divinas divas” aborda a vida de travestis pioneiras no teatro, principalmente no palco do Teatro Rival, do qual Leandra é hoje responsável pela gestão.

? É contraditório, porque era mais fácil (fazer shows de drags nos anos 1960) ? disse ela em entrevista ao GLOBO. ? Acho que a sociedade vem tendo uma onda conservadora cada vez maior, e infelizmente esses artistas foram escanteados para um meio de nicho LGBT. A palavra “travesti” não vinha carregada de preconceito como agora.

A organização do festival deve anunciar os longas selecionados para a Aurora, principal mostra competitiva, no início de janeiro. A seleção será composta por até sete longas inéditos, de diretores estreantes ou com até três longas no currículo.