Cotidiano

LDO de Cascavel será votada hoje

A peça é de extrema relevância para toda população, uma vez que fixa receitas, despesas e programas a serem realizados no período

Cascavel – A sessão desta segunda-feira da Câmara de Cascavel terá como carro-chefe a votação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o próximo ano. A peça é de extrema relevância para toda população, uma vez que fixa receitas, despesas e programas a serem realizados no período.

Os vereadores tiveram até 28 de outubro para protocolar emendas e propuseram 37 modificações. No entanto, essas propostas só serão votadas na sessão da terça-feira.

Toda obra, programa ou política pública deve ter previsão orçamentária e quem faz a gestão de toda a arrecadação do município e planeja como os recursos devem ser gastos é o Executivo. Ao Legislativo cabe propor emendas e fiscalizar os gastos.

A Câmara já aprovou em 2013 o PPA (Plano Plurianual), válido para quatro anos. Naquele plano estavam previstos de forma detalhada todas as obras, atividades e projetos, receitas e despesas do quadriênio. Assim, o Poder Executivo realiza o planejamento de médio e longo prazo.

O passo seguinte é a elaboração da LDO. Já a LOA (Lei Orçamentária Anual) é a última etapa da formulação do orçamento, devendo esta estar em sintonia perfeita com o PPA e com a LDO planejados pelo Executivo, aprovados pelo Legislativo e discutidos com a comunidade em audiências publicas.