Cotidiano

Lavouras reagem bem após 20 mm de chuva

Foz do Iguaçu – Após dois meses de estiagem numa das secas mais severas para o período dos últimos dez anos, a região Oeste registrou, em média, de quarta para ontem pelo menos 20 milímetros de chuva.

A água veio mansa, e apesar do baixo volume, foi essencial para as lavouras principalmente de trigo que estavam sendo severamente castigadas pelo tempo seco. Segundo o agrônomo Eduardo de Campos, ao menos metade das lavouras precisava de chuva porque estava se desenvolvendo muito mal.

Esta chuva foi trazida por uma frente fria de curta duração que fez com que a temperatura mínima ontem despencasse para os 10ºC e a máxima não ultrapassasse os 16ºC, mas ela deverá cessar já a partir de hoje e apesar do tempo seguir nublado, não há previsão de novas ocorrências para os próximos dias.

A cidade que menos registrou volume de água no Oeste foi Foz do Iguaçu com 13 milímetros e em Cascavel foram 20. Segundo o meteorologista do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), Reinaldo Kneib, na região Sudoeste, em cidades próximas a Francisco Beltrão, chegou a chover mais de 30 milímetros, sendo que o esperado eram apenas dez mm. Mesmo assim, a chuva amenizou pouco o déficit de água que nos últimos dois meses ultrapassa os 200 milímetros.

Outra boa notícia associada à mudança no tempo foi o aumento da umidade relativa do ar que ontem ultrapassou, em vários momentos do dia, os 70%. Na semana passada os índices na região chegaram a ser inferiores aos 30% considerado situação de alerta para a saúde.

“O frio vai permanecer por alguns dias, as temperaturas não serão tão baixas, mas não vai esquentar tão rápido e na segunda quinzena de agosto vai chegar uma nova massa de ar polar vinda da Argentina que ainda não temos como precisar se vai ser intensa, moderada ou fraca, mas vem mais frio por aí”, reforça o meteorologista.

Para hoje a mínima prevista para a região é de 8ºC e a máxima pode chegar aos 22ºC.