Cotidiano

Lar premia melhores da avicultura e suinocultura

Trinta e três cooperados foram reconhecidos pela eficiência e resultados obtidos

Medianeira – Reconhecer, destacar e comemorar com os produtores que obtiveram durante 2015 média de Índice de Eficiência Produtiva próxima ou superior a 400 pontos levou a diretoria executiva da Lar a premiar grupo 17 avicultores, integrantes projeto 400+ Avicultura e, outros 16 do grupo 500+ Suinocultura.

O diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, afirma que a Lar deixa de ser uma cooperativa de grãos para investir na pecuária. Ele elencou todo o processo produtivo da cadeia avícola desde a poedeira, produção de pintainhos, fábrica de rações, transporte, assistência técnica aos avicultores, abate e comercialização. O dirigente também manifestou preocupação com o alto preço do milho e até a possível falta do grão no mercado, o que comprometeria a produção de ração. Entretanto, tranquilizou: “A Lar está preparada”.

Na avicultora de corte, os critérios de avaliação dos melhores, no ano 2015, teve como referencial a observação de quatro itens básicos: produção de seis lotes, ganho do peso diário, conversão alimentar e mortalidade. Os 16 melhores suinocultores também foram homenageados, tendo como referência o IEP, que envolve instalações, peso médio, idade, GPD, conversão de carcaça, custos, mortalidade, entre outros. Os 500+, na classificação por cores, 18% já chegaram na cor azul, o que representa somar mais de 500 pontos de IEP; outros 63% estão na cor verde, ou seja, perto dos 500 pontos.

No perfil dos melhores suinocultores, os técnicos da Lar demonstraram em gráficos que as instalações, em 100% das granjas, têm cobertura de telha e 78% com piso de grelha. Quanto aos resultados, os suínos estão prontos para o abate com 102 dias, peso de 121 quilos, GPD de 955 gramas/por/dia, conversão de carcaça 3,17 quilos, mortalidade de 2,02% e custo de produção ao quilo de R$ 3,17.