Política

Lange apresenta o IPTU Verde

Um projeto do Executivo que será encaminhado à Câmara de Vereadores de Cascavel pretende estimular ações de sustentabilidade. O projeto IPTU Verde foi apresentado ontem pelo então prefeito em exercício, Jorge Lange. Contribuintes que investirem em ações que sejam benéficas ao meio ambiente terão descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Segundo Lange, todo o cidadão que investir e implantar tecnologia sustentável como as placas fotovoltaicas e a captação de água da chuva para seu reuso terá descontos no IPTU. O projeto precisa ser aprovado pela Câmara de Vereadores.

Para ter direito ao benefício, o contribuinte deverá adotar práticas ecologicamente sustentáveis como sistema de energia elétrica solar fotovoltaica, sistema de aquecimento solar de água e sistema de captação e reuso de água de chuva e fazer requerimento do benefício junto a Prefeitura.

O vereador Paulo Porto (PCdoB), que participou do ato de lançamento do projeto, parabenizou a iniciativa. "[o projeto] Abre um debate fundamental para nossa geração que é a questão ambiental e hoje um bem muito precioso é a água". Ele destacou ainda que "todo bom projeto, além de conceder o benefício, é retroativo e as pessoas que já estão avançadas neste debate serão beneficiadas".

Estacionamento vertical

No mesmo ato, o prefeito em exercício Jorge Lange assinou mensagem do projeto de lei que trata da "criação de incentivo fiscal para a construção de edificação vertical destinada ao estacionamento de veículos". Segundo Lange, no caso dos edifícios-garagens, é uma necessidade porque Cascavel cresceu muito, com número elevado de veículos e na área central há dificuldade de vagas de estacionamento. O projeto prevê alíquotas menores de impostos municipais para quem investir em estacionamentos verticais.