Cotidiano

Lançamento da Louis Vuitton causa alvoroço em Niterói

INFOCHPDPICT000058854382

NITERÓI ? O frisson causado pelo desfile da Louis Vuitton neste sábado, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói, foi quase igual ao dos shows de rock ou das grandes estreias de cinema. Quase. Afinal, na moda, o espetáculo ainda é para poucos.

Cerca de 400 convidados da grife francesa assistiram à apresentação cruise da marca em banquinhos de acrílico enfileirados na área externa do museu. Um cenário lindo para a moda do diretor criativo Nicolas Ghesquière. Tão lindo, aliás, que houve quem dissesse que o Cacique Cobra Coral fora contratado para garantir o bom tempo. Verdade ou não, deu certo.

Mas o clima de show de rock não estava dentro do museu, mas do lado de fora. Nos prédios em frente, varandas lotadas. Na rua, adolescentes beiravam a histeria a cada vez que uma celebridade chegava. E elas eram muitas: Catherine Deneuve, Alicia Vikander, Marina Ruy Barbosa, Cléo Pires e Sophie Charlotte passaram por lá. Mas ninguém fez mais sucesso do que o americano Jaden Smith, filho do ator Will Smith, ídolo teen e fenômeno nas redes sociais. Bastou ele sair do carro, para que as meninas gritassem “Jaden!”, “Jaden!”. E tome foto, selfie e filme. Em Niterói, Jaden é rei.

Celebridades ou não, os convidados da marca estavam todos hospedados no Rio, divididos entre Copacabana Palace, Fasano e Caesar Park. Chegaram ao Mac em dezenas de vans contratadas pela Vuitton. Como era sábado, ninguém sofreu com o trânsito pesado dos dias de semana. Ao contrário, foi moleza, já que o Caminho Niemeyer estava reservado para a grife. Passagem? Apenas para moradores e os veículos credenciados.

Mas o circo da moda aportou mais cedo por aqui, entre quinta e sexta-feira quando os convidados começaram a chegar ao Rio. Para alguns, foi oferecido um jantar na noite de sexta. No sábado, antes do desfile, um brunch no Hotel Fasano. Nunca antes na história da cidade, foram vistas tantas bolsas Louis Vuitton. Verdadeiras, é claro. Celebridades, compradores, blogueiros e imprensa especializada não usam as falsificações à venda por aí.

E, se nem todo mundo pode participar do desfile do Mac e da festa que a grife armou à noite no Parque Lage, os convidados se esbaldaram no Rio. A oscarizada Alicia Vikander aproveitou o show de Matheus VK no Buraco da Lacraia, na Lapa, na noite de quinta. No Instagram da edição francesa da revista Vogue só dá o Rio: o restaurante Lasai, do chef Rafael Costa e Silva, um voo panorâmico de helicóptero pela orla, a escadaria Selarón, em Santa Teresa. Ao menos neste fim de semana, o Rio e Niterói foram mais curtidos e compartilhados pela moda do que Paris.

O show de rock? Continuou ao final do desfile. Bastou Jaden Smith sair para o coro recomeçar: “Jaden!”, “Jaden!”.