Cotidiano

Lançado o projeto Vida Ativa na Melhor Idade

Representantes dos 45 grupos de idosos de Toledo participaram na sexta-feira (17), no auditório da prefeitura de Toledo, da assinatura dos termos de parceria com as entidades e o lançamento do projeto Vida Ativa na Melhor Idade. O projeto prevê a realização de diversas ações com os idosos ao longo do ano, tanto junto aos grupos como também em eventos conjuntos, abertos a todos os idosos.

Uma das primeiras atividades será a realização da 1ª Caminhada Vida Ativa, no dia 10 de março, às 8h30, no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann. Por ser o mês da mulher, a programação será mais direcionada às mulheres. Haverá sorteio de brindes entre as participantes, além da realização de testes preventivos e orientações sobre os cuidados com a saúde. Coordenado pelo professor Douglas Rech, o programa Vida Ativa na Melhor Idade contará com diversas atividades ao longo do ano, incluindo recreação, atividades esportivas e culturais.

No lançamento, o prefeito de Toledo, Lucio de Marchi, destacou a importância das atividades desenvolvidas, estimulando a prática de esportes para ter mais qualidade de vida. Ele elogiou a participação dos idosos e destacou que muitos jovens de hoje, somente focados na internet, tem um comportamento mais velho do que de muitos na terceira idade. “Vocês todos estão de parabéns, buscam conhecimento, procuram fazer atividades físicas e culturais, tem uma nova perspectiva de vida”, afirmou ele. O prefeito anunciou também que as atividades nos Centros da Terceira serão retomadas em breve, permitindo que os idosos usem de forma efetiva estes espaços que foram construídos para que os idosos tenham mais qualidade de vida.

O vice-prefeito, João Batista Tita Furlan, também prestigiou o lançamento do programa e destacou o envolvimento da equipe, coordenada pelo secretário Emerson Jerônimo, na realização das atividades.

Entre as atividades já programadas estão Caminhadas no Parque do Povo (10 de março) e no Parque Ecológico Diva Paim Barth (12 de maio), Festa Junina da Melhor Idade ( 23 de junho), Jogos dos Idosos – fase regional (14 a 18 de agosto), desfile de 7 de setembro (7 de setembro), Jogos dos Idosos (fase final), programação especial do Dia do Idoso (primeiro de outubro), Baile da Melhor Idade (10 de novembro) e almoço de encerramento das atividades do ano, no dia 3 de dezembro.