Cotidiano

Lançada a campanha de vacinação contra a aftosa

Cascavel – A Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) lançou ontem no auditório do Sindicato Rural de Cascavel a primeira etapa da campanha de vacinação contra a aftosa. Até o dia 31 de maio os pecuaristas precisam vacinar bovinos e bubalinos com até 24 meses.

Em todo o oeste são 572 mil animais a serem vacinados, de um rebanho de quase 900 mil animais. De acordo a médica-veterinária da unidade da Adapar de Cascavel Michele Honaga, todo o processo continua sem alterações. “Não houve alteração comparada aos outros anos. Todos os animais de até dois anos precisam ser imunizados. Apesar de a vacinação ser somente desses animais, a comprovação de todo o rebanho precisa ser feita nas centrais da Adapar”, frisou.

A comprovação também pode ser feita no site da Adapar pelo próprio pecuarista ou por meio de casas agropecuárias cadastradas que fazem o lançamento no sistema.

Este pode ser o último ano em que o Paraná vacina seus rebanhos. Isso porque espera o resultado da auditoria feita em janeiro pelo Ministério da Agricultura que pode declarar o Estado livre da doença sem vacinação. Mesmo se essa resposta for positiva, a campanha atual e a segunda, a ser realizada em novembro, quando todos os animais precisam ser vacinados independente da idade, deverão ser mantidas. Em todo o Paraná há hoje um rebanho estático de cerca de 9 milhões de bovinos e bubalinos.

Quem não vacinar paga multa e terá ainda a obrigatoriedade de fazer a imunização assistida.