Cotidiano

Lago tem potencial para 52 mil t de pescados/ano

O interesse dos municípios é de envolver famílias de agricultores em uma atividade que, além de melhorar a dieta, contribui para gerar renda e empregos

Boa Vista – Piscicultores e líderes de Nova Prata, Capitão Leônidas Marques, Três Barras e Boa Vista da Aparecida participaram de encontro nesta semana para debater sobre aumento de produtividade e de resultados da criação de peixes em tanques artificiais. O assunto foi apresentado pelo especialista Nilton Ishikawa, da DBI. Há ferramentas, afirmou ele, que permitem melhorar a produção com menos custos e mais rentabilidade.

Uma parceria iniciada em agosto já começa a dar os primeiros resultados, porém o potencial, considerando o reservatório da Usina de Salto Caxias, é para muito mais. O interesse dos municípios é de envolver famílias de agricultores em uma atividade que, além de melhorar a dieta, contribui para gerar renda e empregos. Ishikawa diz que há meios de alcançar produto final mais precoce com qualidade superior e maior retorno aos envolvidos. Dados apresentados animaram os presentes ao encontro, em Boa Vista.

O coordenador de Aquicultura do Ministério da Agricultura e Pecuária. Diógenes Lemainski, falou do potencial da piscicultura na região dos nove municípios abrangidos pelo lago de Salto Caxias. “Há potencial para produção anual de 52 mil toneladas de peixe”, afirmou Lemainski. As ações que já ocorrem demonstram que é possível avançar muito mais. “Temos o potencial e ele precisa ser aproveitado com planejamento, envolvimento dos criadores e articulações entre as iniciativas pública e privada”, afirmou o coordenador. A qualidade da água do lago é outro diferencial importante, destacou ele.

 

Qualificadas

O empresário Telmo Kottwitz, da Apab, afirmou que encontros como esse permitem clarear entendimentos sobre a piscicultura e técnicas de manejo. “Precisamos de pessoas qualificadas para produzir”. Atualmente, conforme ele, a produção é de apenas 900 toneladas por ano. “Temos um grande potencial e se chegarmos a 52 mil toneladas poderemos até exportar para outros países, a exemplo do camarão de água doce que ajuda a enriquecer algumas regiões do Brasil”.

O prefeito de Boa Vista, Leonir dos Santos, considera o projeto importante e diz que a colaboração de todos poderá incrementar a realidade da microrregião. Espécies de fácil conversão alimentar, como a tilápia, e métodos como a do tanque-rede viabilizam grandes projetos de piscicultura, com renda, emprego e fortalecimento econômico.