Cotidiano

Lagarta ameaça agricultura mundial, diz centro de pesquisas

64754489_FILE PHOTO Farmers collect corn for a cargo at a farm in Gaocheng Hebei province China Sept.jpgRIO – Uma lagarta, originária das Américas e que destrói plantações, está se “expandindo rapidamente” pela África e ameaça a agricultura em todo o mundo, alertou nesta segunda-feira o Centro de Agricultura e Biocência Internacional (CABI).

Duas espécies da lagarta conhecida como lagarta-do-cartucho ou lagarta-militar (Spodoptera frugiperda) foram encontradas em Gana e poderão também chegar à Ásia e ao Mediterrânio, segundo alertou a ONG sediada no Reino Unido.

? É a primeira vez que se constata que ambas as espécies estão estabelecidas na África continental. É necessário tomar medidas urgentes para evitar perdas devastadoras ? apontou o cientista Matthew Cockel, membro do CABI.

Essencial para a alimentação em muitas partes da África, o milho é particularmente vulnerável a esta praga.

O milho representa quase 70% da produção total de cereais no Sul da África, com um alto percentual utilizado para o consumo doméstico, segundo informações da Rede de Sistemas de Alerta Precoce contra a Fome (Famine Early Warning Systems Network, em inglês).

A praga causou também danos importantes a outras plantações, como as de arroz, soja e algodão.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês) convocou uma reunião de emergência regional sobre a praga para os dias 14, 15 e 16 de fevereiro em Zimbábue.