Cotidiano

Lagarde se diz confiante antes de julgamento de ?negligência? na França

PARIS – A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse, neste domingo, estar confiante que não fez nada errado no caso em que será julgada sobre um pagamento estatal feito em 2008 a um empresário francês. Haverá uma audiência sobre o caso nesta segunda-feira.

A audiência será a respeito do pagamento de ? 400 milhões feito a Bernard Tapie quando Lagarde era ministra das Finanças da França, no governo do então presidente Nicolas Sarkozy.

Ela é acusada de negligência que levou ao uso indevido de fundos públicos ao aprovar, indevidamente, uma decisão para permitir uma arbitragem extrajudicial na disputa com Tapie, um apoiador de Sarkozy. Ela pode ser sentenciada a até um ano de prisão e uma multa de ? 15 mil euros, se condenada.

?Negligência é um crime não intencional. Eu acredito que todos somos um pouco negligentes em um momento ou outro da nossa vida. Eu fiz meu trabalho tão bem quanto pude, dentro dos limites do que eu sabia?, afirmou a executiva ao canal de TV France2.

Lagarde disse estar confiante e determinada e negou que tenha favorecido Tapie ou agido seguindo regras do então presidente da França.

O julgamento de Lagarde será diante de um painel especial que inclui juízes e políticos franceses. O veredito sobre o caso da diretora-gerente do FMI pode ser pronunciado já na próxima sexta-feira (16).