Cotidiano

'Ladrões!': romenos vão às ruas em gigante protesto anticorrupção

ROMANIA-CORRUPTION-PROTEST-G3C33N4JJ.1.jpgBUCARESTE – Nas maiores manifestações desde a queda do ditador Nicolae Ceaucescu, mais de 250 mil romenos tomaram as ruas do país para protestar contra um decreto do governo que descriminaliza infrações graves que envolvem corrupção. O caso é tido como o maior retrocesso nas reformas desde que o país aderiu à União Europeia em 2007, e já foi sofre um recurso pelo principal órgão de fiscalização judicial do país, o Conselho Superior de Magistrados (CSM).

O novo governo social-democrata do primeiro-ministro Sorin Grindeanu emitiu na terça-feira um decreto que, em dez dias, descriminalizaria ofensas de abuso de poder nas quais as somas envolvidas são menos de o equivalente a US$ 48.000. Isto acabaria com o julgamento atual do líder do Partido Social-Democrata, Liviu Dragnea, acusado de usar sua influência política para garantir salários a duas pessoas que trabalharam na sede do partido entre 2006 e 2013. Dezenas de outras figuras políticas de todos os partidos podem se beneficiar do decreto.

Com manifestações desde a emissão do decreto, o número de pessoas protestando subiu para entre 130.000 e 150.000 fora do edifício do Gabinete, em Bucareste. Outros 100.000 a 150.000 manifestantes foram estimados pela polícia em 55 outras cidades.

? Revoguem o decreto e vão embora ? protestavam manifestantes, muitos com a bandeira romena. ? Ladrões! Ladrões!

Houve ainda distúrbios quando um grupo de cerca de 300 hooligans jogou fogos de artifício e pedras na polícia, que dispersou-os com gás lacrimogêneo. Dois policiais e dois manifestantes ficaram feridos por pedradas, disse o serviço de emergência.

? Nossas chances são pequenas, mas é importante lutar ? disse Gabriela Constantin, uma arquiteta de 36 anos.

Dois partidos da oposição, os Liberais Centristas e a União para Salvar a Romênia (USR), apresentaram nesta quarta-feira uma moção de censura contra o governo, que tem poucas chances de sucesso. Quando o Parlamento abriu sua primeira sessão regular do ano, os legisladores do USR desfilaram bandeiras lendo “Vergonha” e outros deputados da oposição gritaram “Renúncia” ou “Ladrões”.

Dragnea, por sua vez, disse estar incrédulo:

? Eu não entendo por quê os manifestantes estão chateados ? disse Dragnea a jornalistas.