Policial

Ladrões no campo

Já era o tempo que a comunidade de Gramadinho, em Cascavel, vivia no sossego. As casas em meio à roça, antes sem trancas, deram espaço a moradias, inclusive, com alarme. Isso graças a uma onda de furtos que vem ocorrendo.

Foram pelo menos três recentes. Na madrugada de quinta-feira, na propriedade de Paulo Sérgio Silva, uma motocicleta foi levada por bandidos. Despreocupados, os agricultores deixaram o galpão aberto e, dentro, uma moto com a chave na ignição. Prato cheio para os ladrões, que invadiram o local e levaram o veículo, sem que os moradores, que estavam em casa, percebessem a ação.

A mesma propriedade foi invadida uma madrugada antes. “Desconfiamos que sejam as mesmas pessoas, porque entraram na granja, viram uma Strada que estava perto e, como estava sem a chave, eles cortaram os fios para tentar fazer ligação direta. Não conseguiram, e por isso resolveram levar a moto”, conta Paulo, que ressalta que o local foi alvo de bandidos no fim do ano passado. “Na véspera de Natal eles entraram aqui, pegaram a motosserra e mais alguns itens”, lamenta.

Invasão

A casa de Eliane Martins, que fica do lado da Igreja Católica da comunidade, foi invadida há 15 dias. Tanto que, agora, alarmes foram instalados e a porta está sempre trancada, mesmo quando a dona de casa está na igreja que é do lado, fazendo limpeza. Os bandidos quebraram a janela da lavanderia da casa. O curioso é que furtaram comida: carne, compras que o casal tinha o suficiente para dois meses e alguns calçados femininos, além de motossera. Nenhum eletrônico foi levado pelos ladrões. Em todos os casos, o boletim de ocorrência foi registrado.

Segurança

Na semana passada, o Hoje News divulgou uma reportagem mostrando o trabalho da Força Rural, um setor da Guarda Municipal que auxilia no patrulhamento no interior. Porém, por enquanto, há apenas duas viaturas: uma que fica em Sede Alvorada. Outra, em Juvinópolis. O trabalho deverá ser expandido, mas ainda não há previsão.

Quanto à Patrulha Rural da Polícia Militar, há apenas duas viaturas para dar conta de todos os distritos de Cascavel. São mais de três mil quilômetros de estrada rural. “Já dobramos o efetivo da patrulha no início deste ano. Antes, tínhamos apenas uma viatura para correr os sete distritos. Agora são duas, além do reforço da Guarda Municipal e também da Cavalaria. Nesses casos que tivemos na comunidade, trabalhamos também com o pessoal do Serviço Reservado P2 para investigar. Mas, com certeza, são pessoas que têm informações privilegiadas que cometem esse tipo de crime, que moram perto ou que já moraram em área rural e sabem das condições encontradas”, resume o comandante da 1ª Cia do 6º BPM (Batalhão de Polícia Militar), Divonsir de Oliveira Santos.