Cotidiano

Laboratório recebe 10 kg maconha para fazer remédio brasileiro

SÃO PAULO – Uma pesquisa para o desenvolvimento de medicamentos à base de cannabis dá mais um passo no Brasil. Uma start-up do ramo farmacêutico, voltada para desenvolvimento e pesquisa de remédios feitos de Cannabis, recebeu nesta semana o primeiro lote de 10 kg de matéria-prima.

A matéria-prima que chegou ao Brasil nesta semana é composta por flores de plantas do gênero Cannabis ricas em canabidiol (CBD), que têm sido utilizadas para o desenvolvimento de medicamento para o tratamento de casos de epilepsia que não respondem aos remédios disponíveis.

Caio Abreu, diretor-executivo da start-up Entourage Phytolab e da Bedrocan Brasil – responsável pela importação da matéria-prima – conta que, com a chegada do lote, a empresa está pronta para iniciar a produção do extrato rico em CBD, que será usado nos testes clínicos em animais e pessoas, provavelmente no ano de 2017, com vistas ao registro do medicamento em 2018.

– A primeira etapa do processo inclui extração, padronização da formulação e testes de estabilidade. São necessários estes testes para qualificar para um ensaio clínico posteriormente – explica Abreu. Parte do lote – entre 1kg a 2kg – ficará destinado para os testes.

– A meta é pedir o registro do medicamento para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em até dois anos – diz Abreu. Na equipe, somam-se 25 pessoas, entre pesquisadores, farmacêuticos e advogados, além do neurocientista Fabricio Pamplona.

UFRJ E FIOCRUZ

Os compostos canabidiol (CBD) e o tetrahidrocanabinol (THC) são alvo de projetos de pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). que devem levar ao desenvolvimento de um fitomedicamento à base de maconha.

Até hoje, no caso dos extratos importados, a Anvisa tem autorizado em caráter excepcional sua entrada no país para o tratamento de crianças que sofrem com a chamada epilepsia refratária, em que os remédios comuns não foram capazes de controlar as convulsões. Na terça-feira, a agência aprovou uma norma que permitirá o registro de medicamentos derivados da maconha.

A decisão, que deve ser publicada no Diário Oficial nos próximos dias, atualiza portaria com lista de plantas e substâncias sob controle especial no país, abrindo as portas para que remédios derivados da Cannabis sativa sejam comercializados no país.