Cotidiano

Laboratório do IAT em Londrina recebe acreditação pelo Inmetro

A acreditação é um reconhecimento que o local possui para realização dos ensaios laboratoriais seguindo padrões internacionais

Os laboratórios ambientais do Instituto Água e Terra (IAT) em Londrina receberam acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).  - Foto: Divulgação IAT
Os laboratórios ambientais do Instituto Água e Terra (IAT) em Londrina receberam acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). - Foto: Divulgação IAT

Os laboratórios ambientais do IAT (Instituto Água e Terra) em Londrina receberam acreditação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). A acreditação é um reconhecimento formal da competência que o local possui para realização dos ensaios laboratoriais avaliados, seguindo padrões internacionalmente exigidos pela norma ISO/IEC 17025:2017.

“É mais uma conquista de toda equipe dos laboratórios, em especial dos Laboratórios de Londrina, que com garra e dedicação transformaram a sua rotina, otimizaram seus processos e neste momento podem afirmar que são profissionais de um laboratório público com confiabilidade analítica e reconhecimento internacional”, diz a gerente técnica e da Qualidade dos laboratórios do IAT, Loraine Jacobs Lucca.

A acreditação de Londrina foi registrada na RBLE (Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio), com o código CRL nº 1540, de janeiro de 2021, para sua identificação. Com esta numeração é possível consultar os parâmetros acreditados no site do Inmetro.

 

Processo

A acreditação foi recebida para o setor de Amostragem e para os laboratórios de Físico-Química e Microbiologia. A CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro visitou as estruturas em Londrina no mês de setembro do ano passado.

Antes de um laboratório obter a acreditação de acordo com a ISO/IEC 17025, ele passa por avaliações bastante criteriosas na parte de documentação, estrutura e analítica.

A norma ISO/IEC 17025 é uma norma robusta para as atividades de laboratório, pois apresenta todos os requisitos de uma norma certificadora de gestão, como a ISO 9001 e mais os requisitos técnicos.

CURITIBA – Os laboratórios de Curitiba, que já possuem acreditação (CRL nº 1457 de novembro de 2019), obtiveram recomendação para manutenção dos parâmetros do setor de Amostragem e para os laboratórios de Metais, Físico-Química e Ecotoxicologia.

A sede em Curitiba também conquistou a recomendação para extensão do escopo ao Laboratório de Microbiologia nos ensaios utilizados para Determinação de Coliformes Totais e Escherichia coli, os quais não estavam inclusos na acreditação obtida em 2019.

A acreditação atualizada de Curitiba, com base na ISSO 17025, ainda está em processo de análise.

Os laboratórios do IAT de Toledo iniciam neste ano seu processo para solicitação de acreditação.

MONITORAMENTO – Após a obtenção do CRL, os laboratórios são avaliados constantemente em períodos pré-definidos (1 ano na primeira avaliação e depois em intervalos de 2 anos) para verificar se mantêm o atendimento aos requisitos da norma, dentre eles o de melhoria contínua, ou seja, se além da manutenção da qualidade houve melhorias no processo como um todo buscando sempre aumentar a excelência dos processos.

A previsão de reavaliação para os Laboratórios de Londrina é 01/2022.

 

Fonte: AEN