Cotidiano

Laboratório de Química Ambiental da Unioeste figura entre os melhores do País

O laboratório novamente foi classificado entre os dez melhores do Brasil

Marechal Cândido Rondon – O Laboratório de Química Ambiental do Centro de Ciências Agrárias – campus de Marechal Cândido Rondon da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) – novamente foi destaque no Brasil e no Paraná. O laboratório é coordenado desde o ano 2000 pelo professor Affonso Celso Gonçalves Jr. e também atuam diretamente neste laboratório os técnicos Gilmar Divino Gomes e Emerson Gasparotto, além de diversos bolsistas e estagiários.

A coordenação do laboratório foi informada neste momento da excelente classificação do laboratório junto ao programa de controle de qualidade do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) durante a participação do técnico Gilmar Divino Gomes na reunião que está sendo realizada neste dia 16 de fevereiro.

“Recebemos agora a notícia que o Laboratório de Química Ambiental ficou classificado entre os dez melhores laboratórios do Brasil (Conceito A), dentre mais de 130 laboratórios participantes do programa, referente às análises físicas de solos (granulometria), conquistando novamente o Selo de Qualidade para 2016, emitido pelo IAC somente aos melhores laboratórios”, comentou o coordenador Affonso.

O professor Affonso disse ainda que já recebeu recentemente a informação da Comissão Estadual dos Laboratórios de Análises Agronômicas do Paraná (CELA-PR) informando que o referido laboratório também ficou entre os melhores do estado do Paraná com conceito ‘Excelente’ referente à qualidade das análises químicas de solos e, assim, novamente obtendo o “Selo de Qualidade” emitido pela CELA-PR para o ano de 2016.

Convênios

De acordo com o coordenador, em breve serão renovados os convênios de análises de solos – químicas e físicas – com diversas prefeituras da região Oeste do Paraná, uma vez que o Laboratório de Química Ambiental e Instrumental também presta serviço para a comunidade agropecuária em análises de solos, águas, tecido vegetal e amostras ambientais diversas. O Laboratório também atende e auxilia diretamente diversos professores e pesquisadores da Unioeste em seus projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado realizados no Centro de Ciências Agrárias do Campus de Marechal Cândido Rondon.

Inserção nacional e internacional

Além disso, a equipe de pesquisa do professor Affonso pertencente ao Grupo de Estudos em Solos e Meio Ambiente – Gesoma/CNPq/Unieste – tem desenvolvido e orientado diversos projetos de iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado e trabalhos de inovação tecnológica, efetivado muitas parcerias nacionais e também internacionais com diversas universidades da Espanha e de Portugal sendo que ainda neste ano dois orientados de doutorado do professor Affonso estiveram complementando seus estudos em Lisboa (Portugal) e em Santiago de Compostela (Espanha).

Agradecimento

O professor Affonso agradece ao apoio do Campus de Marechal Cândido Rondon e ao Centro de Ciências Agrárias e principalmente a toda a equipe de orientados bolsistas de iniciação científica mestrado, doutorado e pós-doutorado que participam deste importante grupo de pesquisa do Laboratório de Química Ambiental e Instrumental.

Atualmente os integrantes do Gesoma e do Laboratório de Química Ambiental são: Affonso Celso Gonçalves Jr. (Coordenador e Orientador); Emerson Gasparotto (Técnico), Gilmar Gomes (Técnico), Marcelo Campagnolo (Pós-Doutorando), Daniel Schwantes (Doutorando), Gustavo Coelho (Doutorando), Adir Parizotto (Doutorando), Marcelo Gonçalves (Mestrando) e os seguintes acadêmicos bolsistas de Iniciação Científica: Alisson Miola, Caio Domingues, Eduardo Volz, Dionir Briesch, Juliano Zimmermann, Elio Conradi Junior, Victor Cazzo, Camila Podkowa, Victor Edmund Elias e Valéria Graeff.