Cotidiano

Laboratório de Construção Civil recebe acreditação do Inmetro

O serviço atende aos interesses de empresas da região Oeste do Paraná que faziam pedidos de ensaios em laboratórios de outras regiões do Estado

Cascavel – O laboratório de construção civil do Senai localizado na cidade de Cascavel recebeu acreditação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para realizar quatro modalidades de ensaios.

O serviço atende aos interesses de empresas da região Oeste do Paraná que faziam pedidos de ensaios em laboratórios de outras regiões do Estado ou até mesmo em São Paulo. “Um laboratório próximo traz facilidade para as indústrias. Enviar os materiais para outros locais encarece o ensaio pelo deslocamento”, disse a responsável técnica pela qualidade do laboratório, Danielli Possamai Colpani Fortunato.

Os ensaios que podem ser feitos no laboratório são: em pré-fabricados, especificamente em blocos de concreto e paver; em blocos cerâmicos, e em concreto. “A intenção é ampliar o escopo futuramente”, diz Danielli, acrescentando que o laboratório faz outros ensaios, que seguem as normas regulamentadoras.

A equipe do laboratório está em atendimento com indústrias de várias cidades do Oeste do Paraná, dentre elas Foz do Iguaçu, Missal, Itaipulândia, Toledo, Entre Rios, Pato Bragado e São Miguel do Iguaçu. “Com a acreditação junto ao Inmetro, poderemos atender as demandas de empresas de cerâmica e de pré-fabricados, participantes do Programa Setorial da Qualidade (PSQ), da nossa região”.

O laboratório de construção civil do Senai em Cascavel faz parte da rede do Senai de atendimento em tecnologia e inovação e é um polo avançado do Instituto de Tecnologia em Construção Civil, localizado em Ponta Grossa.