Cotidiano

La Niña bagunça o clima e falta de chuva segue assolando o Paraná

Essa condição deve persistir até o início do verão

La Niña bagunça o clima e falta de chuva segue assolando o Paraná

Cascavel – A Estação das Flores começa às 10h31 desta terça-feira (22) e vai até as 7h02 do dia 21 de dezembro. Embora tenha por característica um clima mais ameno e chuvoso, a primavera não deve ser muito diferente do que foi o inverno: “Especialmente na região oeste do Paraná, as chuvas deverão ficar muito abaixo da média. Isso não significa que não vai chover durante a estação, mas as precipitações deverão ocorrer em menos dias e em quantidades menores. Essa condição deve persistir até o início do verão”, explica Gil Schreiner Russo, chefe do 8º Distrito de Meteorologia do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Segundo ele, poderão ocorrer os CCM (Complexos Convectivos de Mesoescala), as temidas tempestades, que se formam no Paraguai e no Nordeste da Argentina e que atingem o oeste do Paraná. “Esses episódios estão associados a temporais, propiciando chuvas fortes, rajadas de vento, descargas atmosféricas e eventual granizo em áreas isoladas do oeste”, alerta.

O meteorologista diz que as temperaturas serão amenas em todo o Estado até a primeira quinzena de outubro, quando o calor intenso domina de vez a região, até o fim do verão.

A responsabilidade dessa bagunça na primavera é do fenômeno La Niña, que desde o começo do mês causou um resfriamento nas águas do Oceano Pacífico, deixando a temperatura abaixo da média, modificando padrões de chuva em várias regiões. “Para os próximos meses, a probabilidade é de que os efeitos do La Niña permaneçam até o verão. A principal consequência desse fenômeno é a diminuição de chuvas, caracterizando um período de estiagem. Essas condições são monitoradas mensalmente e poderão mudar nos próximos meses”, acrescenta Gil.

Outubro

Segundo o coordenador de Operação do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), Marco Jusevicius, o La Niña vai ter terá pouca ou média duração, mas vai causar dias parecidos com os registrados no outono e no inverno deste ano. “Vamos ter dias quentes, ensolarados e secos. De todos os meses da primavera, outubro é que terá mais chuva no Paraná, mas, nos meses de novembro e dezembro, a estiagem deve prevalecer. As frentes frias vão passar rapidamente sobre o Estado, deixando o ar seco”, prevê.