Cotidiano

?La Nácion?: Londres contraria Macri e diz que May não falou sobre Malvinas

201609191614247362_AFP.jpg

LONDRES ? Uma fonte do governo do Reino Unido negou que a primeira-ministra britânica, Theresa May, tenha conversado com o presidente argentino, Mauricio Macri, sobre a soberania das Ilhas Malvinas. A declaração ao jornal ?La Nácion? contraria o chefe da Casa Rosada, que disse, na terça-feira, ter abordado o assunto com May em uma rápida reunião no marco da Assembleia Geral da ONU em Nova York.

? Nunca se falou do tema da soberania das ilhas Malvinas na breve reunião informal que May e Macri mantiveram em Nova York e por isso não houve uma expressão do Reino Unido neste sentido ? disse a fonte diplomática ao jornal argentino.

A mesma fonte destacou que não foi possível agendar uma reunião bilateral entre Macri e May. E, por enquanto, não há previsão de um encontro entre os dois líderes.

Na terça-feira, Macri afirmou ter dito a May que estava pronto para começar um diálogo aberto sobre a soberania das Ilhas Malvinas. Segundo a agência estatal ?Télam?, o presidente teria aproveitado que estava sentado ao lado da premier no almoço oferecido pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para fazer o convite formal a May.

A Argentina reclama a soberania das Ilhas Malvinas desde que as tropas britânicas invadiram e ocuparam o território em 1833. Mas o Reino Unido rechaça discutir o assunto, recordando que em 2013 a pequena população das ilhas se pronunciou em favor de manter sua condição de britânicos.