Cotidiano

?La la land - Cantando estações? vence o prêmio principal do Festival de Toronto

TORONTO ? O filme ?La la land – Cantando estações?, um musical sobre amantes que perseguem seus sonhos em Hollywood, venceu o prêmio principal do Festival Internacional de Cinema de Toronto, neste domingo ? o People’s Choice Award, escolhido através de votação do público.

Com o resultado, o longa de Damien Chazelle dá um grande passo para concorrer ao Oscar, uma vez que os vencedores no festival canadense tradicionalmente são incluídos entre os indicados a melhor filme no prêmio da Academia ? ?Quem quer ser um milionário?? (2008), ?O discurso do rei? (2010) e ?12 anos de escravidão? (2013) são exemplos recentes.

Estrelado por Emma Stone e Ryan Gosling, ?La la land? é ambientado em cartões-postais de Los Angeles e tem uma trama bastante simples: um pianista (Gosling) que sonha em abrir um clube de jazz se apaixona por uma garçonete (Emma) aspirante a atriz de cinema. Os altos e baixos se sucedem, em meio a rompantes canoros dos personagens em autoestradas engarrafadas, festas em mansões nas colinas de Hollywood e até dentro do Observatório Griffith, que já serviu de cenário a filmes como ?Juventude transviada? (1955).

Aos 31 anos, Chazelle já tinha impressionado a indústria com ?Whiplash: Em busca da perfeição? (2014), que venceu três Oscars no ano passado ? melhor ator coadjuvante (J.K. Simmons), melhor montagem e melhor mixagem de som.

?Só o fato de fazer esse filme já é transformar um sonho em realidade?, disse Chazelle, que não esteve presente à premiação, em um comunicado lido na cerimônia. ?Vê-lo em conexão com o público de Toronto neste nível é profundamente gratificante?.

Em seu 41º ano, o Festival de Toronto está no mesmo patamar de Cannes e Sundance como um dos principais eventos de cinema do mundo. Com mais de 400 filmes exibidos, o festival serve como plataforma de lançamento de filmes e atores que desejam pintar na temporada de grandes premiações, culminada com o Oscar.

Outros filmes saíram da cerimônia homenageados, como ?Jackie?, do chileno Pablo Larraín, que conta a história da ex-primeira dama dos Estados Unidos Jacqueline Kennedy na sequência do assassinato de seu marido, o presidente John F. Kennedy. O longa venceu o Platform Prize, escolhido por um júri composto, neste ano, pelos diretores Brian de Palma e Mahamat-Saleh Haroun, além da atriz Zhang Ziyi.

Ela disse que ?Jackie? explorou o mito da ?American Camelot? e elogiou o desempenho ?preeminente? de Natalie Portman, a protagonista do longa.

?Jackie? chegou a Toronto sem um distribuidor americano, mas seus direitos foram rapidamente adquiridos pela Fox Searchlight.

O People’s Choice Award de melhor documentário foi para ?I am not your negro?, de Raoul Peck, que busca descrever o que significa ser negro nos Estados Unidos. O público votou ainda no melhor filme da programação do Midnight Madness, que costuma exibir longas de terror e excêntricos. O prêmio foi para ?Free fire?, de Ben Wheatley, que mostra dois grupos de criminosos em meio a uma transação envolvendo armas que acaba dando errado.