Cotidiano

'La La Land' brilha no Bafta, o Oscar inglês, com cinco prêmios

64840547_Director Damien Chazelle L and actress Emma Stone pose for photographers at the British Aca.jpgRIO ? Líder de indicações ? 11, ao todo ? ao Bafta de 2017, “La La Land” pode não ter batido o recorde da premiação ? que continua sendo de “Butch Cassidy”, que levou nove estatuetas em 1971 ? mas fez bonito na cerimônia que aconteceu este domingo, em Londres, no Royal Albert Hall, com apresentação do ator Stephen Fry. O musical americano saiu com os prêmios de melhor filme, atriz (Emma Stone), diretor (Damien Chazelle), cinematografia e música original. O tapete vermelho do Bafta 2017, o Oscar britânico

Aos 80 anos, o diretor britânico Ken Loach ganhou seu primeiro Bafta não honorário, com o prêmio de melhor filme britânico para “Eu, Daniel Blake”, que já tinha ganhado a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Em seu discurso, ele atacou a “brutalidade insensível” do governo britânico.

“Obrigado à academia por endossar as verdades que o filme diz ? o que centenas e milhares de pessoas neste país sabem ? que os mais vulneráveis e os mais pobres são tratados pelo governo com uma brutalidade insensível que é vergonhosa, uma brutalidade que se estende até o ponto em que se mantém de fora as crianças refugiadas que prometíamos ajudar”, disse Loach.

Ao receber seu prêmio, Emma Stone também manteve alta a temperatura do clima político: “Eu não sei se vocês percebem isso, mas agora, este país, os EUA e o mundo parecem estar passando por um tempo de tantas divisões. Acho que é realmente especial que todos nós pudemos se reunir esta noite, graças ao Bafta, para celebrar o dom positivo da criatividade, e como ele pode transcender as fronteiras e ajudar as pessoas a se sentir um pouco menos sozinhas.”

VEJA A LISTA DOS PRINCIPAIS VENCEDORES

MELHOR FILME

“La La Land”

MELHOR ATOR

Casey Affleck, por “Manchester à beira-mar”

MELHOR ATRIZ

Emma Stone, por “La La Land”

MELHOR FILME BRITÂNICO

“Eu, Daniel Blake”

MELHOR ATRIZ COAJUVANTE

Viola Davies, por ‘Um limite entre nós”

MELHOR ATOR COADJUVANTE

Dev Patel, por “Lion”

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

Luke Davies, por “Lion”

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

Kenneth Lonergan, por “Manchester à beira-mar”

MELHOR DIRETOR

Damien Chazelle, por “La La Land”