Esportes

Kitty Chiller, uma durona com a chave do Rio

201607271402304095.jpg-GRA2R1R1V.1.jpg

A primeira grande personagem olímpica no Rio não é atleta e não tem medalha. Loura, olhos azuis e apaixonada por esportes, a chefe da delegação australiana Kitty Chiller reprovou publicamente as habitações na estreia da Vila Olímpica, conseguiu que as melhorias fossem feitas e fez até o prefeito Eduardo Paes se requebrar para satisfazê-la. Ontem, recebeu a chave da cidade em nome da delegação do país.

Austrália na Vila nesta quarta-feira

A ex-atleta do pentatlo moderno de 51 anos está longe de ser uma desconhecida para os organizações dos Jogos Olímpicos. No ano passado, durante encontro com mais de 400 chefes de delegações do mundo todo na Barra da Tijuca, ela roubou a cena. Era sempre a primeira a levantar a mão assim que permitidas as perguntas. Foram oito longas em horas em cada um dos dois dias em que Chiller virou atração.

? Isso até virou piada. Ela estava sempre lá, sisuda, perguntando e questionando ? diz um dos presentes.

?QUEM É ELA? O QUE FAZ??

A fama com o grande público, no entanto, é repentina até em seu país. Kitty iniciou no pentatlo em 1982, mas apenas em Sydney-2000 foi criada uma categoria olímpica para as mulheres. Depois de anos no topo, inclusive em três anos consecutivos como número um do mundo, chegou aos Jogos com 36 anos e recém recuperada de uma queda de cavalo que lhe custou um nariz quebrado e crânio fraturado, sem falar no divórcio com o marido.

Se não bastasse isso, ela fraturou a rótula de um dos joelhos na véspera da Abertura da Olimpíada. Competiu assim mesmo e ficou na 14ª posição. A má colocação virou arma nas mãos de seu maior desafeto público, o tenista australiano Nicky Kyrgios, de 21 anos, atual número 19 no ranking da ATP. Em 5 de junho passado, ele publicou no Twitter que a má colocação nem conta como participação olímpica. Naquele momento, Kyrgios já havia desistido dos Jogos há três dias.

? Aquilo me colocou no limite ? disse Kitty ao jornal ?Brisbane Times”, em reportagem publicada há duas semanas. ? Isso trouxe algo que me irrita, os momentos em que as pessoas dizem “Quem é ela? O que ela faz?”. Isso é totalmente irrelevante para o meu papel. É a ideia de algumas pessoas de que se você não é um medalhista de ouro ou um nadador, remador ou do atletismo, você não é bom.

Kyrgios é um notório bad boy do tênis com histórico controverso. No ano passado, ele disse durante uma partida que a namorada de seu adversário, o suíço Stan Wawrinka, havia dormido com outro tenista australiano. Kitty chegou a escrever uma carta de 16 páginas para Kyrgios sobre a importância de melhorar seu comportamento ? recomendações que também são passadas, talvez com menos ênfase, a todas as equipes ? e a desistência do tenista é vista como uma vitória sua. Depois, ela acabaria criticando também Bernard Tomic, de 23 anos, 22º do mundo, que recusou a vaga herdada por compromissos no circuito. Para a chefe da delegação, eles não entenderam o espírito olímpico.