Esportes

Kelly Slater volta a vencer etapa do Mundial de Surfe

O americano Kelly Slater voltou a vencer uma etapa do Circuito Mundial de Surfe após dois anos e oito meses. A última fora em Fiji, 2013. Com a vitória em Teahupoo, nesta terça-feira, ele subiu 11 posições, e surge em oitavo lugar, com 24,450 pontos. Porém, o grande vencedor no Taiti foi o havaiano John John Florence, que perdeu para Slater, mas assumiu a liderança do ranking, com 39,900 pontos, no lugar do australiano Matt Wilkinson (36,000 pontos).

O brasileiro Gabriel Medina caiu na semifinal para John John e perdeu a chance de ficar na ponta do mundial, caso vencesse a etapa. Ele se manteve em terceiro lugar, com 35,700 pontos.

Na final, o 11 vezes campeão mundial, Kelly Slater, não teve dificuldades para vencer John John. Logo na primeira onda, ele surfou um tubo que lhe valeu 9,77. Em seguida, outro que levou 9,90. Pontuação altíssima que o havaiano não conseguiu superar. Sem nenhuma sequência forte até o fim dos 35 minutos da bateria decisiva, ele ficou com o vice-campeonato.

Antes da decisão, Gabriel Medina fez uma semifinal disputadíssima com o havaiano . Os dois encaixaram dois tubos em sequência, mas o do brasileiro foi mais perfeito e valeu 10. Com essa nota, ele virou a bateria a 10 minutos do fim, com um diferença mínima.

Porém, John John pegou outro tubo e conseguiu a pontuação suficiente para passar à frente na disputa, chegando à final contra Kelly Slater com apenas 0,43 ponto de vantagem sobre o brasileiro.

9-Gabriel-Medina-Billabong-Pro-Tahiti-foto-WSL-Kelly-Cestari.jpg

TRESTLES SEDIARÁ PRÓXIMA ETAPA

Na primeira semifinal, Slater vencera o australiano Adrian Buchan. Ali, ele já sabia que teria pela frente John John ou Medina. Uma honra para ele, que considera o havaiano o melhor surfista da atualidade.

?John e Gabriel são dois monstros. E o John John é o favorito de todos os surfistas ? disse Slater após a bateria semifinal.

Atual campeão mundial, o brasileiro Adriano de Souza terminou em 25º lugar e caiu para sétimo no ranking. Mineirinho poderá se recuperar na próxima etapa do circuito, em Trestles, na Califórnia, de 7 a 18 de setembro.