Cotidiano

Keiko Fujimori dispara na disputa para virar presidente do Peru

LIMA – A candidata Keiko Fujimori abriu uma vantagem ainda maior na briga pelo desempate na eleição presidencial peruana. Favorita no primeiro turno e filha do ex-presidente Alberto Fujimori,a ex-primeira-dama aparece com teve 46% das intenções de voto, contra 38,9% do economista Pedro Pablo Kuczynski, ex-ministro no governo de Alejandro Toledo. Keiko Fujimori

A enquete foi realizada nos dias 23 e 24 de maio, em nível nacional, com 1.882 pessoas. A margem de erro é de 2,3 pontos percentuais. Ambos se enfrentam em novo debate em 29 de maio, o último antes da votação do segundo turno.

Após uma sequência de sondagens indicando empate técnico para o segundo turno, uma recente pesquisa da Ipsos indicou no fim de semana que Keiko se distanciou do rival.

Filha de um ex-presidente preso por corrupção e crimes de lesa-Humanidade contra guerrilheiros do grupo Sendero Luminoso, Keiko segue a tradição política do pai no fujimorismo, um sistema populista de centro-direita que privilegia o livre mercado. Muito criticada por todos os rivais na disputa, ela viu Kuczynski crescer na disputa com a inabilitação de outros candidatos.