Cotidiano

Kátia Abreu diz que foi uma das maiores defensoras de Temer como vice da Dilma'

BRASÍLIA – Uma das mais próximas aliadas da presidente afastada Dilma Rousseff, a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) disse nesta quinta-feira, durante julgamento do processo de impeachment no Senado, que foi uma das maiores responsáveis pela entrada do presidente interino Michel Temer como vice na chapa da petista, em 2010. E que, ao contrário dela, alguns dos políticos mais próximos do peemedebista, como Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) e o senador Romero Jucá (PMDB-RR), além do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), teriam votado no Aécio Neves (PSDB-MG) para presidente e seriam contra o nome de Temer para compor a chapa da petista.

A declaração foi feita ao ser perguntada sobre o processo de expulsão do PMDB a que responde, encaminhado à Comissão de Ética do partido pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR) em julho deste ano.

? Medo da decisão do partido? eu só tenho medo de não ter votos para me eleger. Nunca liguei para perguntar (o andamento do processo) ? respondeu, ao que emendou:

? Mas essazinha aqui, quando o Michel quis ser vice da Dilma, foi uma das que mais lutou para isso, uma das maiores guerreiras. E aqueles lá, Geddel, Jucá, Eduardo Cunha e o PMDB do Rio Grande do Sul, foram todos contra, votaram todos no Aécio. Por eles nem seria o Michel o vice ? atacou.

Os pedido de expulsão da senadora partiu do diretórios da Bahia. No despacho à comissão de ética, Jucá pediu “o processamento das representações com a maior rapidez possível para a satisfação da base partidária e dos representados”.

A representação ocorreu porque o PMDB anunciou por aclamação o desembarque do governo Dilma, em abril. Na ocasião, ficou decidido que membros do partido não estariam mais autorizados a exercer cargos no governo federal, o que a senadora não respeitou, continuando a ser ministra na gestão da petista, de quem é amiga pessoa