Esportes

Kashima Antlers 1 x 1 Auckland City: começa o Mundial de Clubes da Fifa

Kashima Antlers, campeão do Japão, país sede, e Auckland City, campeão da Oceania, abrem na manhã desta quinta-feira o Mundial de Clubes da Fifa. A partida começou às 8h30m (horário de Brasília), em Yokohama.

Nos primeiros 20 minutos, a partida teve pouca emoção e bastante equilíbrio. Aos 25, surgiu a primeira boa chance de gol: após falha da defesa do Auckland, a bola sobrou para o volante Endo, que chutou em cima do goleiro Zubikarai. Aos 39, o Auckland respondeu. Após cobrança de escanteio, o lateral-direito Kim apareceu livre cabeceou por cima do gol do Kashima.

Aos 5 minutos do segundo tempo, o Auckland explorou mais uma vez o jogo aéreo e abriu o placar. Após cobrança de falta para a pequena área, Kim apareceu por trás da zaga do Kashima e cabeceou firme contra a meta de Sogahata.

Aos 22 minutos da segundo tempo, o Kashima empatou o jogo. Após boa triangulação dentro da área do Auckland, o atacante Akasaki, que acabara de entrar no lugar do brasileiro Fabrício, bateu cruzado e igualou o marcador.

MUNDIAL DE CLUBES: O calendário de jogos e tudo mais sobre a edição de 2016

Antes do pontapé inicial houve um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do acidente de avião com a delegação da Chapecoense, que matou 19 jogadores e 21 jornalistas, num total de 71 mortos, incluindo dirigentes, comissão técnica, convidados e tripulação.

As principais atrações da competição este ano são o Real Madrid, campeão europeu, e o Atlético Nacional de Medellín, ganhador da Libertadores. As duas equipes estrearão somente na semana que vem, já na fase semifinal.

Participam também o América do México, campeão da Concacaf; o Jeonbuk Hyundai, da Coreia do Sul, campeão asiático; e o Mamelodi Sundowns, da África do Sul, detentor do título do continente africano.

USO DE VIDEOÁRBITRO

O Mundial de Clubes “fará história com o uso de vídeo na arbitragem pela primeira vez numa competição da Fifa”, como destacou em comunicado a própria Fifa na véspera. “Será dado um passo gigantesco com o uso da tecnologia para desfazer dúvidas ao vivo. Os resultados dos testes foram úteis para determinar um procedimento seguro e confiável, ainda que possam ser feitos ajustes”, disse em nota o ex-craque holandês Marco Van Basten, diretor da Divisão Técnica da Fifa.

Os jogos serão acompanhados por assistentes de vídeo num centro de operações. O uso do vídeo permitirá aos árbitros tomar decisões “que podem mudar o rumo de uma partida”, assinalou a nota, tomando decisões importantes em jogadas de gols, pênaltis e aplicação de cartões. Ao longo de 2017, a Fifa tem previstos novos ensaios com a videoarbitragem.