Cotidiano

Kanye West explica conceito do clipe de ?Famous?

RIO ? Kanye West esperava quebrar a internet com o clipe de “Famous”. A música, que já era controversa por o rapper dizer ter feito Taylor Swift famosa (e que, por isso, ele ainda conseguiria transar com ela), ganhou contornos ainda mais polêmicos com o vídeo, divulgado na sexta-feira. Na obra, Kanye mostra bonecos de cera de celebridades como ele mesmo, sua mulher, Kim Kardashian, e a própria Taylor Swift, nuas numa cama. Links Kanye

Segundo o rapper, muitas das pessoas para quem ele mostrou o vídeo “também queriam estar naquela cama”, ao lado de Rihanna, Chris Brown, Donald Trump e George W. Bush, entre outros. “Esse vídeo não é em apoio ou contra nenhuma das pessoas do vídeo”, disse o músico à “Vanity Fair”. “É um comentário sobre a fama”.

Apesar da nudez de todos os envolvidos, Kanye garantiu ter sido “muito cuidadoso com as cenas que tivessem algo sexual, para retirá-las”. Houve quem achasse que o clipe se passasse após uma orgia fictícia. Em seu Twitter, ele perguntou: “alguém já pode me processar? Vou esperar”. O tweet, claro, foi deletado.

Até o começo da noite deste domingo, apenas uma das celebridades envolvidas tinha se manifestado sobre o clipe. Chris Brown, que chegou a ser preso por agredir sua então namorada, Rihanna (que também aparece no clipe), parece não ter se importado. ?Por que minha bunda tem que aparecer e parecer uma figura de cera? Esse Kanye é maluco! Talentoso, mas louco (risos)!?. Vídeo Famous – Completo

Para criar “Famous”, West se inspirou na obra “Sleep”, do artista plástico Vincent Desiderio, mas não só. “Matthew Barney é meu Jesus”, disse ele, sobre o artista plástico americano que tem obras em Inhotim, em Belo Horizonte, e foi casado com Björk.

A produção durou cerca de três meses. “Talvez em um universo alternativo eu e George W. Bush pudéssemos ter sido amigos. Eu poderia ter sido o amigo negro do O.J. Simpson no campo de golfe”, conjecturou.

“Famous” é um single do disco “The life of Pablo”. “Eu digo muitas coisas que outras mulheres não deixariam seus maridos dizerem”, disse Kanye, sobre o verso em que cita Taylor Swift. “Mas minha mulher também publica fotos que outros maridos também não deixariam que ela publicasse. Uma das chaves para a felicidade no nosso casamento é que podemos ser nós mesmos.