Cotidiano

Kanye West, Drake, Justin Bieber e Frank Ocean pretendem boicotar o Grammy

Conteúdo_Diversidade no OscarRIO – Se no ano passado o Oscar sofreu um boicote por falta de diversidade, 2017 é a vez do Grammy, o maior prêmio da música internacional. Segundo o site “TMZ“, os músicos Kanye West, Drake, Justin Bieber e Frank Ocean pretendem boicotar a cerimônia, que acontece no dia 12 de fevereiro, pelo mesmo motivo: falta de representatividade.

O rapper Drake e o ídolo teen Justin Bieber concordaram que o Grammy não representa de forma justa os artistas negros e os mais jovens. Já o polêmico Kanye West guarda mágoas do passado. “Ele recebeu 21 Grammys, mas quando competiu diretamente com cantores brancos, nunca venceu”, disse uma fonte do “TMZ”.

Frank Ocean, por sua vez, nem considerou inscrever seus dois mais recentes álbuns, “Endless” e “Blonde”, lançados em 2016, para competirem no prêmio. “Essa instituição certamente tem uma importância nostálgica”, disse o rapper em entrevista ao “New York Times”, no ano passado. “Mas ela não representa as pessoas que vem de onde eu vim, e que acreditam no que eu acredito”, acrescentou.

Dos indicados deste ano ao melhor álbum do ano e a melhor canção, apenas Beyoncé, Drake e Rihanna representam a parcela de artistas negros ou latinos. Nas categorias individuais de pop, a “branquitude” se mostra cada vez mais forte, com os mesmos indicados de sempre, como Adele, Kelly Clarkson, Ariana Grande e Sia. Por outro lado, nas categorias destinadas ao rap e ao hip hop, os artistas negros seguem firmando-se como a maioria.

Apesar do boicote, um grande número de artistas confirmaram presença no Grammy. Adele, Bruno Mars, John Legend e Metallica são alguns dos artistas que irão se apresentar durante a cerimônia, que acontecerá no Staples Center, em Los Angeles.