Esportes

Juventus e Barcelona medem forças pela Liga dos Campeões

Turim – Aberta ontem, a quinta e penúltima rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões será encerrada hoje com um duelo que tem sido recorrente nos últimos anos: Juventus x Barcelona. As equipes medem forças às 17h45 (de Brasília), valendo a liderança do Grupo D.

Com 10 pontos, os espanhóis dependem de um empate para assegurarem a ponta do grupo e mandarem o segundo jogo das oitavas de final em casa. Já os italianos, vice-líderes com sete pontos, precisam de uma vitória para colocar “fogo” na chave.

Dois dos clubes mais poderosos da Europa, Juventus e Barcelona têm proporcionado importantes embates ao longo dos últimos anos. O jogo de logo mais será o de número cinco entre as equipes nas últimas três temporadas da competição – os clubes também disputaram um amistoso neste ano nos Estados Unidos, com vitória do Barça por 2 a 1.

Os espanhóis levam vantagem, vencendo dois confrontos no período, mas nunca em Turim. O mais emblemático deles foi na final da temporada 2014/2015, quando Messi, Suárez e Neymar superaram a Velha Senhora por 3 a 1. Já a Juve triunfou uma única vez – por 3 a 0 -, mas foi o suficiente para que a equipe abrisse vantagem no mata-mata da edição passada do torneio e garantisse posteriormente a classificação no Camp Nou.

Momentos distintos

A Juve chega ciente da importância que a partida contra o Barcelona tem. Tanto é que o técnico Massimiliano Allegri poupou seus principais jogadores na 13ª rodada do Italiano. Buffon, Alex Sandro e Dybala foram algumas das peças que ganharam alguns minutos preciosos no banco de reservas. Porém, o resultado não foi o esperado: derrota para a Sampdoria por 3 a 2, queda para o terceiro lugar na tabela e distância de quatro pontos para o líder Napoli. Já no Barça, o clima não poderia ser melhor. Líder nas duas competições que disputa, o time de Lionel Messi acumula uma invencibilidade de 16 jogos na temporada, com 14 vitórias e dois empates. A equipe está em primeiro na La Liga com quatro pontos de vantagem para o Valencia, o segundo colocado, e três de diferença sobre a Juve, na Liga dos Campeões.