Política

Juventude na Política

O trabalho legislativo em Cascavel não se restringe apenas à Câmara de Vereadores “normal”. Muita gente jovem se engaja na política, conhece, discute assuntos que interessam à sociedade e interfere, inclusive, na elaboração de projetos de lei para o Município.

É o caso da Câmara Jovem de Cascavel. Ela trabalha em conjunto aos vereadores na elaboração de ideias, com um intuito pedagógico e social para os jovens. E são bem jovens. A idade da “galera” vai de 14 a 17 anos.

E eles inclusive participam de sessões, semelhantes às sessões ordinárias do legislativo, realizadas a cada duas semanas no plenário da Câmara de Vereadores.

E a Câmara Jovem não apenas discute os temas como propõe aos vereadores projetos. “As sugestões são trazidas para nós pelos membros, é feita análise de cada proposta e elaborado um projeto. Depois, encaminhamos para os vereadores que podem aceitar ou não. Projetos sugeridos como o que institui atividades de lazer no calçadão no domingo vieram de ideias nossas”, conta o presidente da Câmara Jovem, Robson Eduardo Leite, que com apenas 17 anos comanda a moçada pela segunda gestão consecutiva.

Desinteresse

“A gente nota desinteresse em muitos jovens com a política. Muitos são acomodados, não se preocupam e não aceitam a mudança. É isso que a gente busca na Câmara Jovem, auxiliar nessa mudança”, afirma o rapaz.

Muito se fala que os jovens são o futuro do país e por isso há uma grande preocupação com o interesse desse público com o que acontece no “mundo real”. Falta interesse da maioria, na avaliação do presidente. “Os jovens precisam se envolver mais, encontrar uma forma dinâmica de fazer isso”.