Esportes

Juventude do esporte

O futuro do esporte paranaense esteve reunido na Fase Final A da 30ª edição dos Jojups (Jogos da juventude do Paraná), encerrada domingo em Londrina, e a delegação de Cascavel se destacou no cenário estadual, conquistando o Troféu Disciplina e terminando na quarta colocação da classificação geral dentre os 77 municípios participantes.

Dentre seus representantes, os que conquistaram resultados mais expressivos foram os do taekawondo e do tênis de mesa. Na arte marcial, uma das primeiras modalidades encerradas, a equipe masculina foi vice-campeã e a feminina a terceira colocada.

Já os mesatenistas inverteram os troféus entre homens e mulheres em relação ao taekwondo. Eles trouxeram para casa o de bronze e elas o de prata. Comandados por Edson Marroque e André Soares, a equipe feminina de tênis de mesa contou com as atletas Bárbara Vitória Jorente Marroque, Fernanda Oviedo Lima, Letícia Castilho Rospendoski, Gabriela Milke e Laysa Lohhana Negoceki. Já o time masculino contou com Thomas Julio Sakata, Guilherme Pusch Evangelista, Igor Peixoto Gavazzoni e Jonas Arabori (convidado de Assaí).

A delegação

A delegação de Cascavel contou com 196 atletas e 20 técnicos em 13 das 18 modalidades em disputa. A Capital do Oeste só não terá representantes no basquete, no futsal, no rúgbi, no vôlei de praia e no xadrez. Já no ciclismo o município não teve atletas no naipe feminino e no voleibol não teve equipe no naipe masculino.

Classificação geral

Encerrada no domingo, a Fase Final A da 30ª edição dos Jojups (Jogos da Juventude do Paraná) teve a cidade de Curitiba como campeã geral da competição realizada em Londrina. Os curitibanos conquistaram oito troféus de primeiro lugar e terminaram com 491 pontos na classificação geral. Londrina (472 pontos) e Maringá (418) completaram o top 3. Atrás das três maiores delegações, em quarto lugar, terminou a delegação de Foz do Iguaçu (306), campeã no futsal masculino, na natação feminina e no basquete feminino (foto). Toledo cresceu de rendimento na reta final, com ouro (masculino) e prata (feminino) no badminton, e terminou em quinto, com 233 pontos, e Cascavel acabou em sexto lugar, com 216 pontos.

RESULTADOS DE CASCAVEL

Atletismo feminino 12º

Atletismo masculino 11º

Badminton feminino 6º

Badminton masculino 5º

Ciclismo masculino 7º

Futebol (apenas masc.) 10º

Ginástica rítmica (apenas fem.) 4º

Handebol feminino 5º

Handebol masculino 6º

Judô feminino 10º

Judô masculino 8º

Caratê feminino 10º

Catarê masculino 9º

Natação feminino 2º

Natação masculino 5º

Taekwondo feminino 3º

Taekwondo masculino 2º

Tênis feminino 6º

Tênis masculino 4º

Tênis de mesa feminino 2º

Tênis de mesa masculino 3º

Vôlei feminino 4º